E foi lançado oficialmente o ambiente de desktop Xfce 4.20 com novos recursos e melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
O XFCE é um ambiente gráfico livre que é executado sobre o sistema de janelas X (ou outra opção) em sistemas Unix, seus derivados e Linux.
O Xfce tem como objetivo ser rápido e leve, enquanto ainda é visualmente atraente e fácil de usar e incorpora a filosofia UNIX tradicional de modularidade e reutilização.
Agora, o ambiente de desktop Xfce 4.20 foi lançado oficialmente como uma grande atualização que traz vários novos recursos e melhorias.
Novidades do Xfce 4.20
Dois anos após o lançamento do Xfce 4.18, o Xfce 4.20 está aqui como outra grande atualização para este ambiente de trabalho leve e rápido para distribuições GNU/Linux.
O Xfce 4.20 está repleto de muitos novos recursos e melhorias, como suporte experimental para Wayland com suporte para os compositores Labwc e Wayfire, suporte aprimorado para displays HiDPI e libxfce4windowing como uma nova biblioteca de abstração para apresentar conceitos de janelas de uma maneira independente do sistema de janelas.
As sessões Wayland do Xfce podem ser iniciadas com o comando startxfce4 –wayland. No entanto, você deve ter em mente que vários componentes do Xfce não rodam no Wayland, incluindo o gerenciador de janelas Xfwm4, Xfdashboard, Xfce4-screensaver, Xfce4-windowck-plugin e Xfce4-xkb-plugin.
A equipe de desenvolvimento do Xfce disse que:
“Até agora, o Xfce não apresenta um compositor que suporte o Wayland. Se você quiser rodar o Xfce no Wayland, Labwc e Wayfire darão os melhores resultados. Planos estão em andamento para adicionar suporte ao Wayland no Xfwm4, preservando sua funcionalidade X11 existente. No entanto, tal reestruturação será um grande esforço e não podemos dizer ainda quando/se será feita, então, por favor, não prenda a respiração esperando por isso.”
As mudanças específicas para desktop no Xfce 4.20 incluem suporte para papéis de parede SVG em telas grandes, suporte para definir cores personalizadas para rótulos de ícones e fundos de ícones, uma nova opção para classificar pastas antes dos arquivos, a capacidade de colocar arquivos soltos e novos perto do local atual do cursor, menus de contexto aprimorados e suporte para configurar todos os atalhos do Xfdesktop.
O Thunar, o gerenciador de arquivos do Xfce, recebeu suporte para URLs remotos IPv6, a capacidade de criar links simbólicos em locais remotos, novos botões da barra de ferramentas, melhorias na pesquisa, suporte para descrições de tipo específico e emblemas para pontos de montagem e uma opção para usar decorações do lado do cliente (CSD).
Além disso, o Thunar recebeu uma nova opção para exibir o número de arquivos ocultos na barra de status, uma nova opção para usar ícones simbólicos no painel lateral, bem como ícones coloridos na barra de ferramentas e um novo comportamento de Arquivos Usados Recentemente, onde apenas arquivos abertos com sucesso são mostrados e nenhum diretório.
Também no Thunar, as pastas agora são abertas automaticamente ao passar o mouse ao arrastá-las, atalhos para ação personalizada agora funcionarão quando a ação personalizada estiver localizada em um submenu, suporte para expansão de pasta na visualização principal, bem como melhorias de desempenho para transferências de arquivos e manuseio de diretórios muito grandes.
Mas espere, tem mais! O Thunar também mostra nomes de inicializadores em vez de nomes de arquivo por padrão para inicializadores confiáveis, pergunta aos usuários antes que qualquer exclusão seja feita por uma operação de desfazer, pede aos usuários confirmação ao fechar um painel dividido com várias guias e permite que atalhos sejam usados para alternar entre painéis de visualização dividida.
O Xfce 4.20 também traz melhorias para o Application Finder, como uma nova opção para fechar a janela do Appfinder automaticamente quando o foco é perdido, uma opção para mostrar nomes genéricos de inicializadores, uma opção para iniciar itens com um único clique, suporte para iniciar o Appfinder como um daemon e navegação de teclado aprimorada da lista de aplicativos.
O Painel Xfce agora permite que você configure a largura da borda do painel, melhora a detecção de plugins em diretórios base XDG, adiciona uma opção para visualizar segmentos inativos para o relógio LCD, adiciona um modo 24h ao relógio analógico, adiciona números de semana ao relógio digital, permite que você veja a área de trabalho ao passar o cursor no ícone do painel “mostrar área de trabalho”, melhora o gerenciamento do tamanho do ícone na barra de tarefas e melhora a caixa de diálogo Preferências.
Além disso, o Xfce 4.20 simplifica o gerenciamento da tela de bloqueio, adiciona suporte para lidar com diferentes perfis de energia, adiciona suporte para as funções “Desligar” e “Não fazer nada” ao fechar a tampa para laptops, adiciona suporte para alterar o brilho e a luz de fundo do teclado exponencialmente e adiciona suporte para o modo de suspensão híbrido.
As configurações do Xfce foram bem aprimoradas nesta versão com melhor suporte para lidar com temas escuros, melhorias de escala nas configurações de exibição, suporte para alternar entre perfis de aceleração de mouse adaptáveis e planos, suporte para rolagem de alta resolução e melhor manuseio de temas de ícones.
Entre outras mudanças dignas de nota, a caixa de diálogo Sobre o Xfce agora mostra o logotipo da distribuição e informações sobre o sistema de janelas e GPU, há suporte mínimo para xdg-desktop-portal, há uma unidade de usuário systemd para xfconf e há suporte para variantes de tema stretch no gerenciador de janelas Xfwm4.
Para saber mais sobre essa versão do Xfce, acesse a nota de lançamento.
Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para o ambiente de desktop Xfce 4.18 e atualize o mais rápido possível para aproveitar os novos recursos e aprimoramentos.
Como esta é uma versão principal do ambiente de desktop Xfce, espero que chegue aos repositórios de software estáveis de várias distribuições populares nas próximas semanas ou com o próximo lançamento principal, como o Xubuntu 23.04.