Categorias
Arch Linux Notícias Open Source Software livre Tecnologia

Xfce 4.20 já chegou aos repositórios do Arch

Seguindo os passos do Void Linux, Xfce 4.20 já chegou aos repositórios do Arch. Confira os detalhes dessa novidade.

Leia o restante do texto “Xfce 4.20 já chegou aos repositórios do Arch”

Seguindo os passos do Void Linux, Xfce 4.20 já chegou aos repositórios do Arch. Confira os detalhes dessa novidade.

Os usuários do Arch Linux agora podem atualizar para o novo, elegante e leve ambiente de desktop Xfce 4.20 apenas uma semana após seu lançamento.

Bem a tempo para as férias de Natal, o Arch Linux deu aos seus usuários uma surpresa agradável. A versão mais recente do ambiente de desktop leve Xfce, 4.20, estreou há apenas uma semana, agora está disponível nos repositórios da distribuição estável.

Xfce 4.20 já chegou aos repositórios do Arch

Xfce 4.20 já chegou aos repositórios do Arch

Seguindo o Void Linux — outra distribuição popular de lançamento contínuo sem systemd, que disponibilizou o Xfce 4.20 alguns dias antes — os usuários do Arch agora podem participar e aproveitar este novo lançamento também.

Em relação ao ambiente de desktop em si, já o cobrimos em detalhes em nossa análise no lançamento. Mas vamos revisitar rapidamente seus destaques:

  • Suporte experimental ao Wayland: a maioria dos componentes do Xfce agora pode ser executada no Wayland, apoiada por uma nova biblioteca de abstração (libxfce4windowing), embora a funcionalidade completa e a integração do compositor ainda estejam em andamento.
  • HiDPI e dimensionamento aprimorados: ícones e miniaturas são dimensionados corretamente, eliminando desfoque em telas de alta resolução.
  • Melhorias no Thunar: Melhorias drásticas no desempenho para lidar com grandes conjuntos de arquivos, novas opções de barra de ferramentas (alternador de exibição, menu, nova guia/janela), suporte a CSD, melhores diálogos de transferência de arquivos e processos de desfazer/refazer aprimorados.
  • Refinamentos do painel: largura da borda do painel configurável, melhor manuseio do tamanho do ícone, modos de relógio aprimorados e uma ação “Mostrar área de trabalho” acionada por foco.
  • Simplificação do gerenciamento de energia: gerenciamento de tela de bloqueio unificado no xfce4-screensaver, novo gerenciamento de perfil de energia e cálculos de status da bateria mais precisos.
  • Melhorias na área de trabalho e no plano de fundo: carregamento assíncrono de papéis de parede, gradientes com correção de gama, melhor posicionamento e classificação de ícones na área de trabalho e menus de contexto mais intuitivos.
  • Melhorias nas configurações: carregamento mais rápido de temas de ícones, avisos mais claros para temas de ícones incompletos, gerenciamento mais fácil de perfis de exibição e novas opções de aceleração e rolagem do mouse.
  • Atualizações do xfconf e xfwm4: escrita de canal aprimorada, suporte à unidade de usuário do systemd e melhorias na estabilidade e no tema do xfwm4.

Se você é um usuário do Arch animado para experimentar o novo ambiente de desktop Xfce 4.20, começar é simples:
sudo pacman -S xfce4 xfce4-goodies

Já está usando a versão anterior 4.18? Sem problemas. Basta atualizar seu sistema para atualizar para a versão mais recente:
sudo pacman -Syu

E uma última coisa — se você não tiver certeza sobre o gerenciador de pacotes Pacman do Arch, não se preocupe. Nosso “Guia para iniciantes sobre como usar o Pacman no Arch Linux” está aqui para ajudar. Ele está repleto de dicas para tornar o gerenciamento de software nesta incrível distribuição Linux muito fácil.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile