E foi lançado o Xen 4.16 com suporte de hardware expandido e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse software.
O Xen é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Esse software permite a execução de vários sistemas operacionais, simultaneamente, sobre um mesmo hardware.
Nele, versões modificadas de Linux e NetBSD podem ser usadas como base e vários sistemas Unix modificados podem ser executados.
Xen também é um monitor de máquina virtual de código aberto desenvolvido pela Universidade de Cambridge. O objetivo do design é ser capaz de executar instâncias totalmente funcionais de sistemas operacionais de uma forma totalmente funcional em um único computador.
O Xen oferece isolamento seguro, controle de recursos, garantias de QoS e migração dinâmica de máquinas virtuais. Os sistemas operacionais podem ser explicitamente modificados para executar o Xen (enquanto mantém a compatibilidade com os aplicativos do usuário).
Agora, o Xen 4.16 está sendo lançado como a versão principal mais recente deste hipervisor de código aberto que continua sendo hospedado pela Linux Foundation.
Novidades do Xen 4.16
O Xen 4.16 oferece várias melhorias de desempenho para este hipervisor, suporte aprimorado do Trusted Platform Module para trabalhar em direção à compatibilidade com TPM 2.0, suporte para hardware Intel x86 sem um cronômetro de intervalo programável, suporte inicial para Arm Performance Monitor Counters, suporte aprimorado para Arm heterogêneo de 64 bits big.LITTLE systems, continuou o trabalho para trazer o suporte RISC-V e várias melhorias de segurança.
Por fim, se quiser saber mais sobre o assunto, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Xen 4.16
Xen está disponível na maioria das distribuições Linux e pode sr instalado simplesmente usando o gerenciador de pacotes destas.