A Microsoft lançou o WSL-DistroLauncher, e com esse recurso, ela aumentará as opções de distros Linux no Windows. Confira os detalhes do anúncio e entenda melhor o que mudará.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
O Windows Subsytem for Linux (WSL) é um recurso do Windows 10 que permite a execução de distribuições Linux no sistema operacional Microsoft mais recente. Ele já foi citado aqui no Blog algumas vezes.
Se você ainda não conhece, o WSL ou Windows Subsystem for Linux, é a arma da Microsoft para levar desenvolvedores e administradores que precisam de recursos do Linux, enquanto usam o Windows.
Por diferentes motivos, alguns usuários e administradores Linux também precisam executar o Windows 10. E, para essas pessoas, o recurso do Windows Subsystem for Linux é bastante conveniente.
Embora inicialmente tenha sido projetado para executar apenas ferramentas de linha de comando, já existem maneiras de executar aplicativos gráficos nele.
Infelizmente, nem todas as distribuições Linux estão disponíveis na Microsoft Store. Isso é um problema, já que alguns usuários Linux são muito apegados as distribuições que usam.
A Microsoft espera resolver esse dilema, tornando ainda mais fácil para os mantenedores de distribuição colocarem suas distribuições na loja. Como o fabricante do Windows planeja fazer isso? Com uma nova ferramenta de código aberto hospedada no GitHub chamada “WSL-DistroLauncher”.
O Ubuntu foi a primeira distribuição a ser oferecida através da loja da Microsoft para fácil instalação via WSL. Então veio o openSUSE, SLES, Kali Linux e Debian.
Pouco a pouco, mais distribuições estão chegando, no entanto, parece que o processo não é tão simples e a gigante de Redmond, pelo menos em teoria, está interessado em aumentar seu catálogo o mais rápido possível.
WSL-DistroLauncher aumentará as opções de distros Linux no Windows
Possivelmente, foi por isso que a empresa anunciou a publicação do código do WSL-DistroLauncher no GitHub, uma amostra do WSL Open Source para facilitar a publicação de mais distribuições Linux na Microsoft Windows Store.
De acordo com a página do projeto:
“Esta é a implementação de referência para um aplicativo de instalação de distribuição do Windows Subsystem para Linux (WSL). Você pode usar este projeto de amostra para criar seu próprio aplicativo de distribuição do Linux que pode ser enviado para a Microsoft Store ou carregada (sideloaded) em sua máquina de devsenvolvimento.”
Como de costume na Microsoft, o WSL-DistroLauncher foi publicado sob licença do MIT e escrito em C++ , uma das linguagens de programação mais populares que existem.
Tara Raj, uma funcionária da empresa, afirmou que este projeto permite que:
O objetivo da Microsoft com este movimento é bastante óbvio: aumentar o catálogo de distribuições Linux para o WSL, o mais rápido possível.
Então, a partir do lançamento dessa ferramenta, veremos quantas distribuições decidem se juntar à loja oficial da gigante de Redmond.
Confira o anúncio de lançamento do WSL-DistroLauncher
Para saber mais sobre o lançamento desse programa, leia o anúncio de lançamento.
Para saber mais sobre esse programa, leia o anúncio de lançamento.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Java no Ubuntu: veja como instalar o OpenJDK 8
- WSL-DistroLauncher aumentará as opções de distros Linux no Windows
- Lançado Slax 9.4 com método de instalação de aplicativos mais fácil
- Pop!_OS Linux 18.04 terá suporte a GPU Nvidia Titan V