E foi lançado o WSL 1.3.10 lançado com recuperação de memória experimental, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O Windows Subsystem for Linux (WSL) é uma ferramenta que permite instalar uma distribuição Linux em um computador Windows 10 ou Windows 11, permitindo executar algumas ferramentas Linux sem reiniciar ou iniciar uma máquina virtual tradicional.
Ele existe de uma forma ou de outra desde 2016, mas a versão atual, conhecida como WSL 2, estreou em 2019.
Agora, a Microsoft publicou a versão mais recente de sua implementação do Windows Subsystem for Linux (WSL) para executar distribuições do Linux dentro dos limites do Windows.
Novidades do WSL 1.3.10
Com a atualização do WSL 1.3.10, agora há suporte experimental para recuperação de memória e outras alterações.
O WSL 1.3.10 traz um novo recurso “autoMemoryReclaim” que, por enquanto, pode ser ativado opcionalmente no arquivo de configuração WSL de um usuário. Essa recuperação de memória é baseada na detecção de inatividade e pode descartar caches considerados inativos/não utilizados.
Além disso, o WSL 1.3.10 também tem algumas alterações de diretório, como agora montar /usr/lib/wsl/lib
como leitura-gravação e /run/user/[user]
agora é gravável.
O WSL agora também define um tempo limite ao forçar o encerramento de instâncias, o comando wsl.exe --install
agora instalará componentes opcionais ausentes e há várias outras correções.
Esta atualização do subsistema do Windows para Linux também inclui uma versão mais recente do kernel Linux 5.15 LTS, que inclui uma correção que permite que o WSL inicialize mais rapidamente.
Há também uma versão mais recente do WSLg para suporte a gráficos e o código Microsoft DXCore Linux também foi atualizado como parte de seu suporte de compatibilidade DirectX.
Para saber mais sobre essa versão do WSL, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o WSL
Atualmente, o WSL vem instalado por padrão. Seu trabalho será instalar a sua distribuição Linux no sistema da Microsoft.