Se você ficava intimidado com a instalação do WSL, a boa noticia é que o WSL 1.0.0 já está disponível na Microsoft Store.
O WSL é uma espécie de software de virtualização que permite rodar o Linux dentro do Windows (10 e 11). Inicialmente, apenas aplicativos de linha de comando (CLI) podiam ser usados, mas agora também é possível iniciar programas com uma interface de usuário.
Pode ser confuso, mas você está disponível WSL 1.0, quando o último que conhecemos era WSL 2.
O que aconteceu é que o software não está mais disponível como versão de teste ou “pré-visualização”, e o que você pode baixar agora é o estável versão deste subsistema Linux que roda no Windows 10 e 11.
Além disso, como avançamos há um ano, não é necessário aprender nenhum comando para realizar a instalação.
Disponível no GitHub por 8 dias, um artigo sobre sua disponibilidade foi publicado em 22 de novembro, e no dia 23, a conta oficial do Ubuntu no Twitter confirmou.
WSL 1.0.0 já está disponível na Microsoft Store
Sim. O WSL 1.0.0 já está disponível na Microsoft Store. Embora existam novos recursos, o destaque de tudo isso é que o Windows Subsystem para Linux agora pode ser instalado a partir da Microsoft Store. Portanto, agora a instalação é tão fácil quanto instalar qualquer outro aplicativo da loja oficial.
A versão da loja é a versão padrão agora, mesmo que você tente instalá-la com o wsl --install
. Isso vai melhorar as atualizações. A versão da Microsoft Store já chegou ao Windows 11, e também ao Windows 10 por demanda popular.
Quanto à numeração, para entendê-la, Craig Loewen explica que:
“Agora, com a versão de loja da WSL, há muitos nomes a serem observados! Aqui está a explicação clara sobre eles. Existem dois tipos de distribuição WSL: o tipo de distribuição “WSL 1” e o tipo de distribuição “WSL 2”. Isso é importante para a maneira como sua distribuição é executada e se comporta, pois possuem arquiteturas diferentes. As distribuições WSL 2 têm desempenho de sistema de arquivos mais rápido e usam um kernel Linux real, mas requerem virtualização. Você pode aprender mais sobre as distribuições WSL 1 e WSL 2 aqui. Há também uma versão “no Windows” do WSL como um componente opcional do Windows e o WSL na Microsoft Store como uma “versão de loja do WSL”. Isso é importante para saber como o WSL é servido em sua máquina e as últimas atualizações e recursos que você obterá. Esta é apenas uma mudança na forma como o WSL é servido, a experiência do usuário e o produto são os mesmos.”
Novidades da WSL 1.0.0
- Possibilidade de usar systemd.
- Os usuários do Windows 10 agora podem usar aplicativos da GUI do Linux. Anteriormente, isso estava disponível apenas para usuários do Windows 11.
wsl --install
agora inclui:- Instalação direta da Microsoft Store por padrão.
- Opção
--no-launch
para não iniciar a distro após a instalação. - Opção
--web-download
que baixará a distribuição por meio da página de lançamento do GitHub em vez da Microsoft Store.
wsl --mount
agora inclui:- Opção
--vhd
para facilitar a montagem de arquivos VHD. - Opção
--name
para facilitar a nomeação do ponto de montagem
- Opção
wsl --import
ewsl --export
agora incluem:- Opção
--vhd
para importar ou exportar diretamente para um VHD. - Adicionado
wsl --import-in-place
para pegar um arquivo .vhdx existente e registrá-lo como uma distro. - Adicionado
wsl --version
para facilitar a impressão das informações da versão.
- Opção
wsl --update
agora inclui:- Abra a página da Microsoft Store por padrão.
- Opção
--web-download
para permitir atualizações da página de lançamento do GitHub.
- Melhor erro de impressão.
- Todo o WSLg e o kernel WSL são empacotados no mesmo pacote WSL, o que significa que não há instalações MSI adicionais.