Quando o Microsoft Office não é o Microsoft Office? Quando na verdade é uma imitação fiel dele, é claro! Nesse quesito o WPS Office, produzido pela chinesa Kingsoft, é campeão. A suíte de escritório tem uma interface tão próxima do pacote da Microsoft que pode enganar muita gente.
O pacote é composto de três aplicações: o aplicativo de processamento de texto Writer, o criador de apresentações de slides Presentation e o editor de planilhas Spreadsheets. Cada um dos aplicativos são incrivelmente parecidos com os seus homólogos da Microsoft.
Em comparação com outras ofertas gratuitas como o BrOffice, Google Docs e do Lotus Symphony, o WPS tem uma vantagem que se destaca: uma curva de aprendizado menor para aqueles que já estão acostumados com o Office da Microsoft. Isso é importante, pois para muitos, ter que reaprender a usar um aplicativo que já usam, gera uma certa relutância, algo que o WPS com sua interface familiar, resolve. E para aqueles que não são fãs da interface Ribbon, o WPS traz uma opção de permite ter o velho visual baseado em menus.
Mas o pacote de aplicativos não se resume em copiar a interface do MS Office, ele também tem alguns recursos próprio bastante úteis, incluindo um conjuntos de modelos de documentos e a capacidade de editar vários documentos em abas. Mesmo assim, o WPS ainda é um software em fase beta e toda a interface dele por padrão, vem em chinês, o que pode ser facilmente contornado.
Se você ficou curioso e quer experimentar a última versão do WPS Office, clique nesse Link. Essa é uma versão beta e pode ser instalada em um Ubuntu de 32 bits.Depois de baixar o pacote, clique duas vezes sobre o arquivo Deb. e instale-o através do Ubuntu Software Center. Após a conclusão da instalação, você será capaz de lançar cada um dos três aplicativos através do Dash. Na primeira execução você será solicitado a assinar algo, mas como é em chinês, basta você preencher os campos requeridos e ele irá desaparecer.