Depois de mudar para o Xfce no ano passado, tudo indica que o Debian poderá voltar a usar o GNOME como ambiente padrão.
Debian mudou passou a usar o Xfce como ambiente desktop padrão em novembro de 2013. Mas isso não durou muito tempo, pois há poucos dias, a distribuição voltou a usar o GNOME como desktop padrão, com base em resultados preliminares a partir do Debian Desktop Requalification para Jessie.
De acordo com Joey Hess, o desenvolvedor Debian que realizou esta mudança, as principais razões para o Debian voltar a usar o GNOME como desktop padrão estão relacionados com a acessibilidade e integração com o systemd:
“Alguns dados necessários ainda não estão disponíveis, mas neste momento estou com 80% de certeza de que o Gnome está saindo na frente no processo. Isto é particularmente baseado na acessibilidade e, em certa medida, na integração dele com o Systemd”.
– Joey Hess, desenvolvedor Debian
Na medida em que a acessibilidade está em causa, Joey menciona que o GNOME e MATE estão à frente por uma larga margem, enquanto outros desktops ainda precisam de um montante significativo de trabalho. Quanto se trata do Systemd, GNOME está à frente de todos os desktops.
É claro que essas não são as únicas razões que influenciaram esta decisão. As recentes melhorias do GNOME 3 também são bastante importantes, assim como o fato de que, infelizmente, a equipe Debian Xfce é muito pequena. Basicamente, a única razão para não mudar para o GNOME era o tamanho da mídia, mas parece que isso não foi suficiente para bloquear essa mudança.
Se você está se perguntando porque o MATE não foi selecionado como o ambiente de desktop padrão para o Debian, bem, isso é porque esse ambiente é muito novo no Debian e por isso, ele ainda não tem muitos usuários.
A data de lançamento da próxima versão estável do Debian, de codinome “Jessie” (8.0), ainda está para ser anunciada. O congelamento é esperado para o dia 05 de novembro de 2014.
Via WebUpd8
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog hoje
- Como resolver o erro “Modo de ponto de acesso não é suportado por este dispositivo”
- Debian poderá voltar a usar o GNOME como ambiente padrão