Wolvic 1.7 lançado com melhorias de suporte, e muito mais

E foi lançado o navegador Wolvic 1.7 com melhorias de suporte, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O projeto Wolvic continua o desenvolvimento do navegador Firefox Reality, desenvolvido anteriormente pela Mozilla, já que o navegador usa o mecanismo da web GeckoView, uma variante do mecanismo Gecko da Mozilla empacotado como uma biblioteca separada que pode ser atualizado de forma independente.

Projetado para uso em sistemas de realidade aumentada e virtual, o código do Wolvic é escrito em Java e C++ e é distribuído sob a licença MPLv2.

A gestão é realizada através de uma interface de usuário tridimensional fundamentalmente diferente, que permite navegar por sites dentro do mundo virtual ou como parte de sistemas de realidade aumentada.

Além de uma interface 3D orientada por fone de ouvido que permite visualizar páginas 2D tradicionais, os desenvolvedores da Web podem usar as APIs WebXR, WebAR e WebVR para criar aplicativos da Web 3D personalizados que interagem no espaço virtual.

Ele também suporta a visualização de vídeos espaciais feitos no modo de 360 ​​graus em um headset 3D.

O gerenciamento é feito através de controladores VR, e a entrada de dados em formulários web através de um teclado virtual ou real.

Dos mecanismos avançados de interação com o usuário que o navegador suporta, destaca-se o sistema de entrada de voz, que permite o preenchimento de formulários e envio de consultas de pesquisa utilizando o mecanismo de reconhecimento de voz desenvolvido pela Mozilla.

Agora, foi anunciado o lançamento do Wolvic 1.7.

Novidades do Wolvic 1.7

Wolvic 1.7 lançado com melhorias de suporte, e muito mais
Wolvic 1.7 lançado com melhorias de suporte, e muito mais

A nova versão do Wolvic introduz a atualização do motor Gecko e dos componentes Mozilla Android para a versão 128. As versões anteriores usavam os componentes Mozilla 121 e Gecko 121.

Quanto às novidades que o Wolvic 1.7 apresenta, podemos destacar o suporte inicial à navegação através de eye tracking. Isto é conseguido usando a extensão OpenXR XR_EXT_eye_gaze_interaction, alguns dispositivos VR agora permitem a navegação seguindo o movimento dos olhos.

Por exemplo, um usuário pode seguir um link simplesmente olhando para ele e pressionando um botão no controlador ou fazendo um gesto com o dedo.

Além disso, também foi integrado suporte para rastreamento de mãos, que foi adicionado através da compatibilidade com a extensão OpenXR XR_EXT_hand_interaction, permitindo o uso de um perfil de entrada OpenXR padrão para rastreamento de mãos e gestos, dependendo de extensões específicas do dispositivo.

Também podemos encontrar melhorias no gerenciamento de janelas, já que o tamanho e a localização das janelas foram otimizados, além da reintrodução da barra de endereço, que inclui controles para reprodução de conteúdo multimídia.

No que diz respeito às melhorias de compatibilidade, destaca-se o trabalho realizado com o Huawei VisionGlass. Os óculos inteligentes Huawei VisionGlass agora suportam entrada de voz, que pode ser ativada na interface do usuário do telefone.

Se o usuário estiver editando um campo de texto, as palavras faladas serão adicionadas a ele, caso contrário as palavras serão utilizadas para iniciar uma pesquisa.

O botão Voltar agora funciona corretamente quando usado antes de entrar no modo imersivo, melhorando a experiência de navegação, e foram implementadas diversas melhorias que otimizam a estabilidade e o desempenho do navegador.

Quatro novos ambientes foram adicionados: um parque japonês com fontes, Notre Dame em uma noite chuvosa, uma ensolarada cidade holandesa e a ventosa costa da Califórnia. Esses ambientes podem ser selecionados através do menu de configurações na seção “Ambiente”.

Das outras mudanças que se destacam no Wolvic 1.7, temos:

  • Foi reintroduzido o widget da barra de título, um pequeno elemento que fornece informações e ações multimídia rápidas para janelas que não estão em foco.
  • A janela não encolhe mais ao entrar em tela cheia, o que acontecia em alguns casos.
  • Correções de bugs de layout quando o YouTube e outras páginas são exibidas em uma tela muito grande
  • Adicionado suporte para a extensão OpenXR XR_EXT_view_configuration_profundidade_range. Isto permite obter informações gráficas adicionais para melhorar o desempenho do navegador.
  • Várias melhorias em estabilidade e funcionalidade.

Para saber mais sobre essa versão do Wolvic, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wolvic

Para os interessados ​​em poder experimentar o navegador, saiba que são oferecidos pacotes em conjuntos prontos para Android e que funcionam com headsets Huawei VR Glass, Lynx R1, Magic Leap 2, Oculus Quest 2, Quest Pro e Quest 3 , Pico Neo3, Pico4 e Pico4E é suportado (o navegador também é compatível sendo portado para dispositivos Qualcomm e Lenovo).

Você pode baixar o navegador na AppGallery ou obter o apk neste link.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.