E foi lançado o navegador Wolvic 1.2 com melhorias na reprodução, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
O navegador Wolvic é o projeto que dá continuidade ao desenvolvimento do navegador Firefox Reality, desenvolvido anteriormente pela Mozilla, pois o navegador utiliza o mecanismo web GeckoView, uma variante do mecanismo Gecko da Mozilla empacotado como uma biblioteca separada que pode ser atualizado de forma independente.
Projetado para uso em sistemas de realidade aumentada e virtual, o código do Wolvic é escrito em Java e C++ e é distribuído sob a licença MPLv2.
O gerenciamento é realizado por meio de uma interface de usuário tridimensional fundamentalmente diferente, que permite a navegação por sites dentro do mundo virtual ou como parte de sistemas de realidade aumentada.
Além de uma interface 3D orientada por capacete que permite visualizar páginas 2D tradicionais, os desenvolvedores da Web podem usar as APIs WebXR, WebAR e WebVR para criar aplicativos da Web 3D personalizados que interagem no espaço virtual.
Ele também suporta a visualização de vídeos espaciais feitos no modo de 360 graus em um fone de ouvido 3D.
O gerenciamento é feito através de controladores VR, e a entrada de dados em formulários web através de um teclado virtual ou real.
Dos mecanismos avançados de interação com o usuário que o navegador suporta, destaca-se o sistema de entrada de voz, que permite o preenchimento de formulários e envio de consultas de pesquisa utilizando o mecanismo de reconhecimento de voz desenvolvido pela Mozilla.
E, recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador web Wolvic 1.2.
Novidades do Wolvic 1.2
No Wolvic 1.2 destaca-se que a reprodução de vídeo foi melhorada, para além do facto de o MSAA já ser suportado em alguns dispositivos, bem como várias correções ao navegador.
Nesta nova versão do Wolvic 1.2, a principal característica que se destaca é que a reprodução de vídeo em tela cheia foi significativamente melhorada em um ambiente 3D, pois a partir desta versão podemos ver que a interface do navegador está oculta e aparece algo semelhante a um cinema virtual .
A área ao redor da tela do filme virtual é sombreada, semelhante a desligar as luzes de um cinema para não distrair a visualização.
Outro destaque da nova versão do Wolvic 1.2 é que a interface de gerenciamento de favoritos agora oferece a exibição de ícones do site (favicon) para uma seleção mais visual dos favoritos.
Para os fones de ouvido 3D da Huawei enviados com a Plataforma Harmony 3.0 (Huawei Android Edition), o Multi-Sample Anti-Aliasing (MSAA) é ativado por padrão.
E é que a nova versão do sistema operacional trouxe várias melhorias na pilha de gráficos que permitem que o MSAA seja habilitado por padrão sem reduzir significativamente a contagem de FPS, levando a uma qualidade de renderização muito melhorada.
Já para dispositivos Huawei, ao entrar em uma sessão WebXR, ele exibe imagens dos drivers e fornece uma dica sobre o que clicar para sair da sessão.
Além disso, para os controladores Huawei (3DoF e 6DoF), foi preparado um pacote híbrido comum (anteriormente, devido às limitações do Huawei VR SDK, foram fornecidas versões separadas para eles).
Destaca-se também que foram resolvidos os problemas com o fechamento do navegador ao sair da zona de segurança da Huawei e foi solucionado o travamento ao clicar nos links “mailto:”.
Das outras mudanças que se destacam:
- Escurecimento de fundo aprimorado no modo de vídeo em tela cheia.
- Não mostre “Developer Build” na caixa de diálogo Configurações.
- Não exiba uma caixa de diálogo de confirmação ao baixar ativos em sessões WebXR.
- Não feche o aplicativo ao sair da zona de segurança.
- Mostrar imagens do controlador ao entrar em sessões WebXR.
- Análise ativada.
- Novos pacotes híbridos 3DoF/6DoF.
Para saber mais sobre essa versão do Wolvic, acesse a nota de lançamento.