E foi lançado o wlroots 0.17 com novos protocolos Wayland, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
wlroots é a biblioteca de suporte do compositor Wayland que nasceu do projeto de compositor Sway inspirado no i3.
O software fornece back-ends que abstraem o hardware de exibição e entrada subjacente, incluindo KMS/DRM, libinput, Wayland, X11 e back-ends headless, além de quaisquer back-ends personalizados que você escolher escrever, que podem ser criados ou destruídos em tempo de execução e usados em conjunto com uns aos outros.
Também fornece implementações não opinativas, em sua maioria autônomas, de muitas interfaces Wayland, tanto de wayland.xml quanto de várias extensões de protocolo. Também promovemos a padronização de extensões portáteis em muitos compositores.
wlroots fornece diversas ferramentas poderosas, independentes e opcionais que implementam componentes comuns a muitos compositores, como a organização de saídas no espaço físico.
Ele fornece uma abstração Xwayland que permite que você tenha excelente suporte Xwayland sem se preocupar em escrever seu próprio gerenciador de janelas X11 além de escrever seu compositor.
E fornece uma abstração de renderizador que compositores simples podem usar para evitar escrever código GL diretamente, mas que sai do caminho quando suas necessidades exigem código de renderização personalizado.
O wlroots implementa uma grande variedade de recursos do compositor Wayland e os implementa corretamente, para que você possa se concentrar nos recursos que tornam seu compositor único.
Ao usar o wlroots, você obtém alto desempenho, excelente compatibilidade de hardware, amplo suporte para muitas interfaces wayland e ferramentas de desenvolvimento confortáveis - ou qualquer subconjunto desses recursos que você desejar, porque todos eles funcionam independentemente uns dos outros e compõem livremente o que você quiser. para implementar você mesmo.
Agora, foi lançada na última terça-feira (21/11) uma nova versão do wlroots.
Novidades do wlroots 0.17
Com esta nova versão estão novos protocolos Wayland, trabalho contínuo em seu renderizador Vulkan e a capacidade do back-end do Wayland de incorporar um compositor wlroots dentro de um cliente Wayland existente.
A versão wlroots 0.17 traz o protocolo content-type-v1 para marcar superfícies com seu tipo de conteúdo, xwayland-shell-v1 para melhorar a confiabilidade do XWayland, wp-fractional-scale-v1 para que os clientes possam enviar buffers de um fator de escala não inteiro, protocolo tearing-control para que os clientes optem por rasgar páginas viradas para melhor desempenho, security-context-v1 para identificar clientes em sandboxes e cursor-shape-v1 para temas de cursor do lado do servidor.
A versão wlroots também continua trabalhando em seu renderizador Vulkan, permitindo mais formatos RGB, adicionando buffers YUV e interoperabilidade com sincronização implícita.
Wlroots 0.17 acrescenta uma nova API de camadas de saída para fazer uso de planos KMS, uma nova API de renderização para melhor desempenho, gráfico de cena aprimorado, uma implementação de memória compartilhada wl_shm e o backend Wayland agora suporta a incorporação de um compositor wlroots dentro de um cliente Wayland existente.
Para saber mais sobre essa versão do wlroots, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o wlroots
Confira essa wiki para começar a usar o wlroots.