WLinux, uma distro otimizada para o Windows Subsystem for Linux

A Whitewater Foundry lançou recentemente o WLinux, uma distro otimizada para o Windows Subsystem for Linux (WSL). Confira a história dessa distro.


O WSL, ou Windows Subsystem for Linux (Subsistema Windows para Linux) é o nome de um módulo do sistema operacional Windows 10 que permite executar uma distribuição Linux dentro do Windows.

WLinux, uma distro otimizada para o Windows Subsystem for Linux
WLinux, uma distro otimizada para o Windows Subsystem for Linux

A ideia por trás desse software é disponibilizar aos usuários um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, para que estes possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows, sem a necessidade de usar emuladores ou máquinas virtuais.

No momento, Ubuntu, Debian, Kali e OpenSUSE são as principais distribuições Linux que já estão disponíveis para o WSL.

Mas essas distribuições, quando instaladas, são simplesmente clones de uma instalação padrão dessas respectivas distribuições.

Essas instalaçẽs contêm pacotes desnecessários, alguns até totalmente irrelevantes para o WSL, omitem ferramentas de desenvolvimento muito comuns (por exemplo, git) e exigem personalização para maximizar seu utilitário no WSL, como o uso de som, gráficos acelerados e aplicativos gráficos.

WLinux, uma distro otimizada para o Windows Subsystem for Linux

Dado o alto grau de capacidade de personalização de distro no Linux, Hayden, fundador da Whitewater Foundry pensou que uma nova distribuição poderia ser criada para o WSL com padrões sadios para uso especificamente nele, e criou a WLinux.

Ele identificou e implementou um conjunto inicial de personalizações e recursos que uma ampla seção transversal de desenvolvedores e usuários profissionais poderia usar como ponto de partida para sua própria configuração.

Isso economizaria o tempo dos usuários ao implantar novas imagens do WSL e facilitaria a adoção para novos usuários do WSL.

Uma distro customizada também permitiria uma correção mais rápida de problemas de segurança e compatibilidade que aparecem de tempos em tempos entre as distribuições upstream e o WSL.

Geralmente, esses problemas exigem patches nas distribuições upstream ou, em alguns casos, nos projetos upstream.

Essas solicitações de patch podem às vezes ter prioridade mais baixa e, em muitos casos, não podem ser testadas por desenvolvedores que não usam WSL.

WLinux pode fornecer hotfixes e correções testadas em dias para usuários do WSL, não em meses.

Essa idéia para uma distribuição Linux customizada e otimizada para o WSL se tornou o WinLinux, que foi renomeado para WLinux, porque o WinLinux já estava sendo usado.

Como ass pessoas se interessaram pelo WLinux e começaram a construir a distro e a enviar pedidos de pull. Hayden decidiu, empacotar a distro em um aplicativo pago e listá-lo na Microsoft Store, usando a receita para investir de volta em novos recursos, e para isso, fundou a Whitewater Foundry.

Desde então, Hayden contratou alguns dos desenvolvedores de ferramentas de código aberto que o WLinux incorpora para ajudar a tornar o WLinux ainda melhor.

Resumindo: Nas palavras do seu criador, como a distro é criada especificamente para o WSL, ela possui “padrões normais” e também permite “correção mais rápida de problemas de segurança e compatibilidade”.

Você pode baixar o WLinux na Microsoft Store pagando U$$ 9.99. Lembre-se que o valor ajudará a manter e alavancar o projeto.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.