Foi lançado Wireshark 4.2.0 RC1 com novos recursos interessantes. Confira os detalhes da atualização e veja com instalar.
Wireshark (anteriormente conhecido como Ethereal) é um analisador de protocolo de rede. Ele analisa o tráfego de rede, e o organiza por protocolos.
O Wireshark é usado para análise e solução de rede, pois este programa nos permite ver o que está acontecendo na rede e é o padrão de fato em muitas empresas comerciais e sem fins lucrativos, agências governamentais e instituições educacionais.
Curiosamente, as funcionalidades do Wireshark são parecidas com as do tcpdump, mas com uma interface gráfica, com mais informação e com a possibilidade da utilização de filtros.
Usando ele é possível controlar o tráfego de uma rede e saber tudo o que entra e sai do computador, em diferentes protocolos, ou da rede à qual o computador está ligado.
Você também consegue controlar o tráfego de um determinado dispositivo de rede numa máquina que pode ter um ou mais desses dispositivos.
Wireshark também tem suporte a novos protocolos, novo suporte de suporte de decodificação de formato de arquivo, novos diálogos, opções de captura, e muitas outras melhorias.
Este aplicativo é executado na maioria dos sistemas operacionais Unix e compatíveis, incluindo Linux, Microsoft Windows, Solaris, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Android e Mac OS X.
Este programa possui uma interface fácil de usar que pode nos ajudar a interpretar os dados de centenas de protocolos em todos os diferentes tipos de redes principais.
Esses pacotes de dados podem ser visualizados em tempo real ou analisados offline, com dezenas de formatos de arquivos de captura/rastreamento, incluindo CAP e ERF.
Agora, no dia 5 de outubro, o analisador de tráfego de código aberto chamado Wireshark lançou sua versão de desenvolvimento número 4.2.0 RC1, e agora está disponível para download e teste com novos recursos interessantes incluídos.
Novidades do Wireshark 4.2.0 RC1
Do anúncio oficial de lançamento do Wireshark 4.2.0 RC1, vale a pena mencionar brevemente as seguintes novidades interessantes:
- O destino de instalação não instala mais cabeçalhos de desenvolvimento por padrão.
- Inclui melhorias relacionadas à classificação da lista de pacotes e à geração de resultados UTF-8 válidos.
- Arquivos de configuração de empresas, fabricantes e serviços foram compilados para melhorar os tempos de inicialização.
- A instalação do Wireshark pode ser realocada para Linux (e outras plataformas ELF com suporte relativo a RPATH).
- Ele tem uma nova função de filtro de exibição para filtrar bytes brutos e o preenchimento automático do filtro de exibição é mais inteligente por não sugerir sintaxe inválida.
- No nível de ferramentas, os blocos de endereços MAC agora podem procurar um endereço MAC no registro IEEE OUI. E o navegador (SSL Keylog) pode iniciar nosso navegador com a variável de ambiente SSLKEYLOGFILE definida com o valor apropriado.
- E em relação ao Windows: agora suporta modo escuro, oferece um instalador de Windows para Arm64, pode ser compilado em Windows usando MSYS2 e também pode ser compilado cruzadamente para Windows usando Linux. Finalmente, os nomes dos arquivos do instalador do Windows agora estão no formato Wireshark-<versão>-<arquitetura>.exe.
Além disso, inclui várias correções de bugs para problemas relatados anteriormente, como o problema 18413, relacionado ao player RTP que não reproduz áudio com frequência em compilações do Windows com Qt6. E o problema 18510 , relacionado ao marcador de reprodução que não se move após reiniciar com Qt6.
Para saber mais sobre essa versão do Wireshark, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Wireshark
Esta é uma versão em desenvolvimento, portanto, só instale no seu sistema se tiver certeza do que está fazendo.
Normalmente, o Wireshark está disponível na maioria das distribuições mais populares e pode ser instalado usando o gerenciador de pacotes do sistema.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Wireshark nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o analisador Wireshark no Linux via Flatpak
Como instalar o Wireshark no Ubuntu e derivados