Foi lançado Wireshark 4.0.2 e 3.6.10 com melhorias e correções, e mais. Confira os detalhes da atualização e veja com instalar.
Wireshark (anteriormente conhecido como Ethereal) é um analisador de protocolo de rede. Ele analisa o tráfego de rede, e o organiza por protocolos.
O Wireshark é usado para análise e solução de rede, pois este programa nos permite ver o que está acontecendo na rede e é o padrão de fato em muitas empresas comerciais e sem fins lucrativos, agências governamentais e instituições educacionais.
Curiosamente, as funcionalidades do Wireshark são parecidas com as do tcpdump, mas com uma interface gráfica, com mais informação e com a possibilidade da utilização de filtros.
Usando ele é possível controlar o tráfego de uma rede e saber tudo o que entra e sai do computador, em diferentes protocolos, ou da rede à qual o computador está ligado.
Você também consegue controlar o tráfego de um determinado dispositivo de rede numa máquina que pode ter um ou mais desses dispositivos.
Wireshark também tem suporte a novos protocolos, novo suporte de suporte de decodificação de formato de arquivo, novos diálogos, opções de captura, e muitas outras melhorias.
Este aplicativo é executado na maioria dos sistemas operacionais Unix e compatíveis, incluindo Linux, Microsoft Windows, Solaris, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Android e Mac OS X.
Este programa possui uma interface fácil de usar que pode nos ajudar a interpretar os dados de centenas de protocolos em todos os diferentes tipos de redes principais.
Esses pacotes de dados podem ser visualizados em tempo real ou analisados offline, com dezenas de formatos de arquivos de captura/rastreamento, incluindo CAP e ERF.
Agora, foi lançado o Wireshark 4.0.2 e 3.6.10.
Novidades do Wireshark 4.0.2 e 3.6.10
Novidades do Wireshark 4.0.2
- Corrigidas as seguintes vulnerabilidades : wnpa-sec-2022-09 relacionado a vários loops de dissector infinito (Problema 18229) e wnpa-sec-2022-10 relacionado ao esgotamento da memória do dissector Kafka.
- Muitos bugs foram corrigidos, alguns dos quais são : Qt – sufixos inesperados de unidade de byte em colunas de pacotes (Problema 18229) e GOOSE – o campo “floating_point” não funciona mais (Problema 18491).
- Suporte de protocolos atualizados : ASN.1 PER, ASTERIX, BGP, BPv6, DTLS, EVS, GOOSE, GSM Osmux, IPv6, Kafka, Locamation IM, MONGO, NXP 802.15.4, OpenFlow v6, PCAP, Protobuf, RTP, S1AP, SKINNY, TCP e WASSP.
Veja mais detalhes no link a seguir .
Novidades do Wireshark 3.6.10
- Corrigidas as seguintes vulnerabilidades : wnpa-sec-2022-09 relacionado a vários loops de dissector infinito e wnpa-sec-2022-10 relacionado ao esgotamento da memória do dissector Kafka.
- Muitos bugs foram corrigidos, alguns deles são os seguintes : Os bytes do pacote não são totalmente exibidos se rolados (Problema 18438) e GOOSE – o campo “floating_point” não funciona mais (Problema 18491).
- Suporte de protocolos atualizados : ASN.1 PER, BGP, BPv6, EVS, GOOSE, GSM Osmux, Kafka, Mongo, NXP 802.15.4, OpenFlow, PCAP, S1AP e WASSP.
Veja mais detalhes no link a seguir .
Para saber mais sobre essa versão do Wireshark, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Wireshark
Normalmente, o Wireshark está disponível na maioria das distribuições mais populares e pode ser instalado usando o gerenciador de pacotes do sistema.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Wireshark nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o analisador Wireshark no Linux via Flatpak
Como instalar o Wireshark no Ubuntu e derivados