Boa notícia para quem quer mais segurança, o WireGuard VPN foi adicionado ao código do kernel Linux do Android 12. Confira os detalhes dessa novidade.
Este é um ano atípico, pois a COVID-19 mudou totalmente a maneira como vivemos nossas vidas. Muitas empresas estão operando em casa e a necessidade de uma conexão de Internet boa e segura aumentou mais do que nunca.
Mas por que “internet segura”? Porque muitos de nós não queremos que nosso provedor de serviços de Internet saiba o que estamos fazendo e acompanhe suas atividades.
Agora, após a adição do WireGuard VPN ao kernel Linux 5.6, o Google o adicionou à árvore do Kernel 5.4 do Android 12.
WireGuard VPN foi adicionado ao código do kernel Linux do Android 12
Para começar, o WireGuard VPN é um protocolo VPN de última geração construído em padrões de criptografia modernos para garantir a segurança da Internet.
A notícia chegou quando o pessoal do XDA descobriu novos commits para a árvore do Android 12-5.4. Incluídos nesses commits estavam o protocolo VPN WireGuard e a opção de habilitá-lo no Android Kernel.
O commit foi descrito como “adicionar suporte de kernel nativo para uma VPN sã” e foi adicionado por um dos desenvolvedores mais renomados, Greg KH.
Deve-se notar que os primeiros dispositivos a oferecer suporte à VPN da WireGuard serão aqueles que vêm com o Android 12 em 2021, rodando o kernel Linux versão 5.4.
No entanto, a iteração anterior dos dispositivos principais também terá esse recurso assim que o OEM atualizá-los para o Android 12 com as versões de kernel 4.19 ou 5.4.
O Google também precisa adicionar APIs à interface junto com o módulo do kernel antes que os usuários possam usar a VPN; O Google pode começar a trabalhar no mesmo muito em breve.
Se você possui um Pixel, pode tirar proveito dessa aceleração de kernel instalando-o fazendo o root em seu dispositivo.
Se você estiver no cenário de desenvolvimento Android, pode experimentar kernels personalizados para o seu dispositivo com suporte WireGuard do XDA.