Já imaginou um WinRAR para Linux? Sim, Existe um AppImage desse programa que permite usar esse utilitário na maioria das distribuições Linux.
Muito famoso, o WinRAR é um software compactador e descompactador de dados, distribuído pela licença shareware, criado por Eugene Roshal e distribuído por Alexander Roshal.
Esse aplicativo possibilita comprimir e descomprimir arquivos nos formatos RAR, ZIP e muitos outros formatos de compactação.
Apesar de existirem várias e ótimas alternativas ao WinRAR no Linux, alguns usuários ainda desejam usá-lo no sistema do pinguim.
Dito isso, alguém teve a ideia de criar um arquivo AppImagem com o programa que funciona no Linux.
WinRAR para Linux? Sim, Existe um AppImage desse programa
WinRAR para Linux? Sim, Existe um AppImage desse programa. Mas como isso é possível?
Bem, a primeira coisa a dizer sobre esse WinRAR para Linux é que é um AppImage, um pacote “semelhante” ao flatpak e snap no sentido de que contém tudo o que é necessário para funcionar sem depender de software extra, também conhecido como dependências.
O segredo para que isso seja possível não é difícil de adivinhar: use WINE. Mas tem algo que o torna ainda mais perfeito: está em português.
Logicamente, o que o WinRAR faz pode ser feito com muitos outros softwares, como File Roller, Ark ou PeaZip, entre outros, mas eles não são o WinRAR original.
Por outro lado, também podemos instalá-lo com PlayOnLinux ou diretamente do WINE, mas o bom dessa versão é que ela está em um AppImage.
Enfim, ter opções nunca foi ruim.
Para usar o WinRAR para Linux, basta baixá-lo no seguinte endereço.
Depois de baixar, use comando abaixo para dar as devias permissões ao programa.
chmod a+x WinRAR-amd64.AppImage
Em seguida, use o comando abaixo para executá-lo, ou simplesmente abra o gerenciador de arquivos e dê um clique duplo nele.
sudo ./WinRAR-amd64.AppImage
Por fim, o desenvolvedor do WinRAR para Linux postou um vídeo em seu canal no YouTube, mostrando mais detalhes sobre o WinRAR para Linux em formato AppImag.