Foi lançado o Wine-Staging 7.15 com 536 patches do Wine upstream. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
Wine Staging é uma versão do Wine que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares do Wine.
Com ele, os usuários tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria das pessoas.
O Wine Staging era conhecido como Wine Compholio e foi inicialmente criado para o Pipelight, um projeto que levava o Silverlight e outros plugins feitos apenas para o Windows, para navegadores web do Linux.
Agora, após o lançamento tardio do Wine 7.15, o Wine-Staging 7.15 está agora disponível e continua a carregar centenas de patches extras de teste/experimentais no upstream do Wine para correções de bugs e outros recursos para capacitar jogos e aplicativos do Windows no Linux.
Novidades do Wine-Staging 7.15
O Wine-Staging 7.15 está atualmente em 536 patches no topo da base de código do Wine upstream. Alguns patches em torno do XActEngine7 foram atualizados nas últimas duas semanas, enquanto também há alguns novos patches adicionados ao Wine-Staging.
Tem sido um verão relativamente tranquilo para o Wine-Staging, sem muitos novos patches, enquanto pelo menos com este lançamento há alguns novos itens. A biblioteca DSDMO para DirectSound Effects adicionou suporte a Echo FX e Compressor FX no Wine-Staging 7.15.
Com a nova versão de teste, o código NTDLL do Wine agora evitará o uso de quadros do Wine durante o processamento de exceção em x64. Isso decorre de erros de memória e estouros de pilha relatados pelos usuários com programas do Microsoft .NET 6.
O Steam Play/Proton do Wine tinha um patch para corrigir isso desde fevereiro, enquanto agora foi escolhido pelo Wine-Staging antes de finalmente chegar ao Wine.
O último dos novos patches é uma correção do WineD3D para evitar falhas test_resource_access() no manuseio do Direct3D 8 e para alguns aplicativos que não iniciam.
Para saber mais sobre essa versão do Wine-Staging, acesse o anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Aqueles com bastante tempo de mão enquanto se isolam, podem iniciar o Wine ou o Wine-Staging do WineHQ.org para desfrutar de aplicativos e jogos do Windows no Linux.
Para instalar a versão mais recente do Wine-Staging nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora