Wine-Staging 7.1 lançado com correção de renderização em jogos

Foi lançado o Wine-Staging 7.1 com correção de renderização em jogos, e mais outros recursos. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.

Wine Staging é uma versão do Wine que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares do Wine.

Com ele, os usuários tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria das pessoas.

O Wine Staging era conhecido como Wine Compholio e foi inicialmente criado para o Pipelight, um projeto que levava o Silverlight e outros plugins feitos apenas para o Windows, para navegadores web do Linux.

Agora, juntamente com o lançamento do Wine 7.1 na sexta-feira, o Wine-Staging 7.1 também está disponível como a versão mais avançada do Wine que carrega mais de 500 patches extras no topo do código-base.

Novidades do Wine-Staging 7.1

Wine-Staging 7.1 lançado com correção de renderização em jogos
Wine-Staging 7.1 lançado com correção de renderização em jogos

O Wine-Staging 7.1 vem com 561 patches além do que está incluído na linha principal do Wine 7.1. Além dos patches que carrega há muito tempo, três novos patches foram adquiridos ao mesmo tempo em que atualizamos os patches existentes em torno do suporte NVIDIA CUDA.

Indiscutivelmente, o patch mais notável mesclado ao Wine-Staging 7.1 é o WineD3D para suportar o uso de texturas sem ligação (ARB_bindless_texture) para shaders GLSL.

O uso de texturas sem vinculação para shaders no código WineD3D corrige esse bug desde 2018 em torno de Elder Scrolls Online, precisando de mais de 32 samplers em pixel shaders.

Também houve outros bugs, como esse problema de renderização desde 2017, também atribuídos como o mesmo.

O WineD3D usando texturas sem ligação ajudará a resolver alguns problemas, mas é claro que não é relevante se você estiver usando o DXVK para sua conversão Direct3D 9/10/11 para Vulkan em vez de passar pelo WineD3D com Direct3D para OpenGL.

O Wine-Staging 7.1 também adiciona notificações de retorno de chamada para o XACTEngine para solucionar travamentos de inicialização para jogos como Lost Chronicles of Zerzura.

Além disso, outra correção foi mesclada para abordar o League of Legends anteriormente quebrado, voltando ao Wine 5.10.

Para saber mais sobre essa versão do Wine-Staging, acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Aqueles com bastante tempo de mão enquanto se isolam, podem iniciar o Wine ou o Wine-Staging do WineHQ.org para desfrutar de aplicativos e jogos do Windows no Linux.

Para instalar a versão mais recente do Wine-Staging nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.