Foi lançado o Wine-Staging 5.4 com melhorias de desempenho para jogos e mais outros recursos. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
Wine Staging é uma versão do Wine que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares do Wine.
Com ele, os usuários tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria das pessoas.
O Wine Staging era conhecido como Wine Compholio e foi inicialmente criado para o Pipelight, um projeto que levava o Silverlight e outros plugins feitos apenas para o Windows, para navegadores web do Linux.
Agora, após o lançamento de ontem do Wine 5.4 com Unicode 13 e desenho de texto para o D3DX9, o Wine-Staging 5.4 também está disponível com mais de 850 patches.
Novidades do Wine-Staging 5.4
O Wine-Staging viu alguns de seus patches atualizados para o Wine 5.4, incluindo o suporte à renderização de texto D3DX9, mas também há uma nova funcionalidade experimental/de teste a ser encontrada no Wine-Staging 5.4.
Alguns dos destaques do Wine-Staging 5.4 incluem:
- Uma implementação inicial do tasklist.exe para ajudar software como o emulador Net64 + Nintendo 64.
- Após os relatórios de erros nos últimos cinco a oito anos devido à falta da funcionalidade XActEngine, o Wine-Staging adicionou bits de suporte ao sistema de áudio XACT necessários para jogos diferentes (mais antigos).
- Melhorias de desempenho para Detroit: Become Human, Beyond Two Solus e outros jogos. A melhoria é para NTDLL com melhor manipulação de endereços não alinhados para variáveis de condição.
Para saber mais sobre essa versão do Wine-Staging, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Wine-Staging 5.4
Para instalar a versão mais recente do Wine-Staging nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
- Como instalar a interface do Wine WineZGUI no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
- Voyager GS Gamers – um Ubuntu LTS voltado para jogos