Foi lançado o Wine-Staging 5.18 com correção para Microsoft Flight Simulator, perfil de cor sRGB e mais outros recursos. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.
Wine Staging é uma versão do Wine que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares do Wine.
Com ele, os usuários tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria das pessoas.
O Wine Staging era conhecido como Wine Compholio e foi inicialmente criado para o Pipelight, um projeto que levava o Silverlight e outros plugins feitos apenas para o Windows, para navegadores web do Linux.
Agora, foi anunciado o lançamento Wine-Staging 5.18 como o mais recente instantâneo de desenvolvimento quinzenal.
Novidades do Wine-Staging 5.18
O Wine-Staging 5.18 está chegando mais leve do que seus predecessores, já que se reduziu a apenas 615 patches graças a vários patches em torno do MSXML3, NTDLL, XACTEngine e outros abrindo caminho para a base de código upstream do Wine. Mas também há uma nova funcionalidade no Wine-Staging 5.18, incluindo:
- Suporte inicial ao perfil de cores sRGB, ao abordar um bug de seis anos em torno de alguns aplicativos que precisam de suporte de espaço de cores sRGB. Isso ajuda, por exemplo, o Microsoft Office 2007/2010 com suporte à exportação de PDF.
- Nos últimos lançamentos do Wine-Staging, vimos trabalho para colocar o Microsoft Flight Simulator (2020) em funcionamento no Linux. O mais recente no Wine-Staging 5.18 é adicionar a DLL Windows.Globalization para evitar uma tela preta e travar com o simulador de vôo.
- DLLs XACTEngine adicionadas para ajudar jogadores como Roller Coaster Rampage, Supreme Commander, Two Worlds Epic Edition, Supreme Commander Forged Alliance e, presumivelmente, outros jogos também.
Para saber mais sobre essa versão do Wine-Staging, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Wine-Staging 5.6
Aqueles com bastante tempo de mão enquanto se isolam, podem iniciar o Wine ou o Wine-Staging do WineHQ.org para desfrutar de aplicativos e jogos do Windows no Linux.
Para instalar a versão mais recente do Wine-Staging nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
- Como instalar o ProtonPlus no Linux via Flatpak
- Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivados
- Veja como instalar o Wine no Ubuntu 20.04 LTS ou superior e derivados
- Como instalar a interface para Wine CrossOver no Linux