Wine-Nine-Standalone 0.5 lançado para melhorar a integração do Wine com o Gallium Nine

O projeto Gallium Nine Standalone anunciou que foi lançado o Wine-Nine-Standalone 0.5 para melhorar a integração do Wine com o Gallium Nine. Confira as novidades!

O Gallium Nine é um recurso que permite executar qualquer aplicativo Direct3D 9 com quase nenhuma sobrecarga de CPU, o que proporciona uma experiência de jogo mais suave e maior FPS.

Wine-Nine-Standalone 0.5 lançado para melhorar a integração do Wine com o Gallium Nine
Wine-Nine-Standalone 0.5 lançado para melhorar a integração do Wine com o Gallium Nine

Já o Wine-Nine-Standalone é o projeto que facilita o uso do rastreador de estado Direct3D 9 do Gallium3D no Wine.

O Wine Nine Standalone consiste em duas partes:

  • d3d9-nine.dll: biblioteca do Gallium Nine Direct3D 9
  • ninewinecfg.exe: GUI para ativar/desativar o Gallium Nine com algumas informações adicionais sobre o estado atual

Agora, o Wine-Nine-Standalone 0.5 foi lançado como o primeiro lançamento desde março deste projeto, facilitando o uso do rastreador de estado Direct3D 9 Gallium no Wine.

Wine-Nine-Standalone 0.5 lançado para melhorar a integração do Wine com o Gallium Nine

Enquanto o D9VK está se tornando cada vez melhor para acelerar o D3D9 sobre o Vulkan, para os drivers Nouveau que não têm suporte para o Vulkan e outros casos, o rastreador de estado Gallium3D D3D9 ainda é relevante.

Com o Wine-Nine-Standalone, é fácil usar esse rastreador de estado, independentemente da versão/configuração do Wine. A Wine-Nine-Standalone fornece as partes Wine da Gallium Nine dissociadas da árvore de origem do Mesa.

Isso fornece a DLL do Direct3D 9 “Nine”, bem como uma GUI de configuração ninewinecfg para alternar o estado do Gallium Nine.


Com o novo lançamento do Wine-Nine-Standalone 0.5, agora há suporte para a versão Flatpak’ed do Steam, manipulação de mouse fixa para cursores de hardware, suporte fixo para o uso de DRI2 quando DRI3 não está disponível e outras correções.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o Wine-Nine-Standalone podem fazê-lo através da página do projeto no GitHub.

Como obter Wine-Nine-Standalone 0.5

Segundo o site do projeto, a sua distribuição pode fornecer um pacote pronto para instalar e usar, evitando que você mesmo tenha de compilar o código fonte do software. As instruções de uso exatas podem variar nesse caso, portanto verifique sua distribuição para obter detalhes.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.