E foi lançado o Wine Launcher 1.4.46 com várias e importantes melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Wine Launcher é um lançador Wine voltado para jogos. Wine Launcher é um projeto que se você experimentou PlayOnLinux, Lutris e/ou Crossover terá imediatamente a sensação de que está com um aplicativo que tira algo de cada um.
Este projeto caracteriza-se por ser desenvolvido como um container para jogos Windows baseados em Wine.
Os recursos do projeto incluem um estilo de iniciador moderno, isolamento e independência do sistema, além de fornecer Wine e Prefix para cada jogo separadamente, garantindo que o jogo não trave ao atualizar o Wine no sistema e sempre funcionará.
Aagora, acaba de ser anunciado o lançamento da nova versão do Wine Launcher 1.4.46, e nesta nova versão existem várias alterações muito importantes para a aplicação e é essa de todas as mencionadas no anúncio, podemos destacar o suporte para PipeWire, a instalação de VKD3D, um modo de depuração, melhorias de desempenho para Nvidia e gráficos de mesa, entre outras coisas.
Novidades do Wine Launcher 1.4.46
Nesta nova versão do Wine Launcher 1.4.46, um grande número de mudanças importantes se destacam e as mais destacadas são, por exemplo, o suporte ao servidor multimídia PipeWire para gerenciamento de áudio e vídeo e hardware, além de permitir que gerenciar o roteamento de multimídia e processamento de pipeline.
Outra das alterações que se destaca é que foi adicionada a instalação do VKD3D Proton (um fork do VKD3D, que visa implementar a API Direct3D 12 completa no Vulkan).
Além disso, também podemos descobrir que foi adicionada a instalação do Media Foundation, bem como a extração automática de um ícone de um arquivo exe.
Quanto às melhorias, menciona-se que o algoritmo de compressão do Squashfs foi aprimorado, com o qual a velocidade de leitura aumentou em cerca de 35% e que o design da aplicação também foi ligeiramente atualizado.
Também foi mencionado que várias otimizações de desempenho foram feitas e foram adicionadas aos drivers de vídeo NVIDIA e Mesa.
Por último, mas não menos importante, também vale a pena mencionar que o modo de depuração “env debug=1 ./start
” foi adicionado nesta nova versão.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Conclusão do comando Winetricks implementado
- MangoHud foi atualizado para a versão 0.6.1.
- Adicionada verificação de compatibilidade do Wine carregado com o sistema operacional atual.
- O Wine agora mostra a versão mínima exigida do Glibc.
- Suporte de prefixo padrão fixo no Proton.
- Versão corrigida no Debian 10.
- Adicionado banco de dados de configurações do jogo.
- Adicionada a seção “Meus Patches”, destinada a trocar patches pré-fabricados entre diferentes assemblies do Wine Launcher.
Finalmente, se você estiver interessado em aprender mais sobre esta nova versão do Wine Launcher 1.4.46, você pode verificar os detalhes no link a seguir.
Para saber mais sobre essa versão do Wine Launcher, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Wine Launcher nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Wine Launcher – uma nova ferramenta para rodar jogos através do Wine