Wine e Mingw-w64 irão estreitar o relacionamento! WineSDK?

De acordo com o site Phoronix, o Wine e Mingw-w64 irão estreitar o relacionamento que já tem, para beneficiar seus projetos. Será que sai um WineSDK? Confira!

Mingw-w64 é o MinGW focado no suporte de 64 bits e outros recursos sobre o MinGW original para fornecer um toolchain de desenvolvimento de código aberto para o Microsoft Windows.

Mingw-w64 é um avanço do projeto mingw.org original, criado para suportar o compilador GCC em sistemas Windows.

Ele foi criado em 2007 para oferecer suporte a 64 bits e novas APIs. Desde então, ganhou ampla utilização e distribuição.

O Mingw-w64 permanece bastante ativo ao trabalhar em seu suporte a toolchain compilador baseado em GCC para Windows.


Os desenvolvedores entre a Mingw-w64 e a Wine já colaboraram até certo ponto, mas agora, se fala em incrementar essa relação para o benefício de ambos os projetos de código aberto.

Wine e Mingw-w64 irão estreitar o relacionamento

Wine e Mingw-w64 irão estreitar o relacionamento! WineSDK?

Sim. Os desenvolvedores dos projetos Wine e Mingw-w64 estão discutindo a possibilidade para estreitar ainda mais seu relacionamento, dada a sobreposição na trajetória e ambos se beneficiando de uma estreita colaboração.

Esse relacionamento ampliado também poderia envolver o possibilidade do Mingw-w64 adotar a marca do Wine.

Entre os itens discutidos estão o Mingw-w64 usando a infra-estrutura do Wine (WineHQ.org) em vez do SourceForge, potencialmente fazendo o re-branding do Mingw-w64, compartilhando mais código-fonte entre os projetos e colaborando nos testes.

Em termos de branding, o ‘WineSDK’ foi criado como um possível novo nome para o projeto Mingw-w64 para alavancar o Wine sendo bem conhecido entre as comunidades open source.

No compartilhamento do código-fonte, isso poderia evitar a duplicação de código que está acontecendo nos dois projetos.

Uma decisão definitiva não foi tomada neste ponto em nenhum dos itens, mas o relacionamento Mingw-w64 + Wine está sendo discutido neste tópico da lista de discussão.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile