WINE 7 RC5 lançado com mais de 50 correções

E foi lançado o Wine 7 RC5 com mais de 50 correções e eliminando alguns vazamentos de memória. Confira as novidades desse RC e veja como instalar no Linux.

Se você ainda não conhece, o Wine é um software de código aberto gratuito que permite executar aplicativos do Windows em Linux, macOS e BSD.

Como esperado, após dois lançamentos que foram atrasados ​​48 horas para os dias de Natal e Ano Novo, novas versões de desenvolvimento do software para rodar aplicativos Windows em outros sistemas operacionais chegarão novamente na sexta-feira.

Ambos rc3 e rc4 foram lançados no domingo, mas na última sexta-feira, o WineHQ lançou o WINE 7 rc5, e fez isso apenas cinco dias após o Release Candidate anterior.

Mesmo assim, cinco dias de férias e o foco no desenvolvimento são muito úteis do que quando você pensa nas férias.

Novidades do Wine 7.0 RC5

WINE 7 RC5 lançado com mais de 50 correções
WINE 7 RC5 lançado com mais de 50 correções

Nesta atualização, WineHQ diz que corrigiu 30 bugs e fez um total de 51 alterações.

Apesar de não destacarem nada em particular, nesta fase de desenvolvimento eles apenas dizem que adicionam correções porque o código já foi congelado, lendo um pouco acima vemos que corrigiram alguns vazamentos de memória e abandonaram ou eliminaram algumas coisas, que diz o contrário, eles de alguma forma poliram alguns dos softwares.

O WINE 7 rc5 é o quinto Release Candidate da próxima versão do WINE, e já pode ser baixado deste e deste outro link; Tenha cuidado no segundo que eles sempre adicionam e pode levar horas para funcionar. O projeto também fornece informações sobre como instalar as versões Developer, Staging ou Stable aqui.

No ano passado, eles lançaram cinco Release Candidates e depois a versão estável, então não está claro se o WINE 7.0 chegará na próxima sexta-feira ou o que eles vão entregar será o rc6.

Em qualquer caso, a versão estável do v7.0 deste famoso software deve chegar em janeiro.

Como instalar ou atualizar

Para instalar o Wine 7.0 RC5, pressione a combinação de teclas Ctrl + Alt + T no teclado para abrir o terminal e execute os comandos abaixo um por um para obter o pacote Wine no Ubuntu 20.04, Ubuntu 21.04 e Ubuntu 21.10. Ubuntu 18.04 também é suportado, embora o usuário tenha que primeiro adicionar o faudio PPA.

Passo 1. Habilite o suporte à arquitetura de 32 bits.
Enquanto os computadores modernos agora têm arquitetura de CPU de 64 bits, o Wine é um software de 32 bits. Portanto, você pode primeiro habilitar o suporte à arquitetura de 32 bits executando o comando no terminal:
sudo dpkg --add-architecture i386

Passo 2. Adicione o repositório Wine ao seu sistema:

Você pode adicionar o repositório Wine criando um arquivo de configuração e escrevendo uma linha nele. E isso pode ser feito executando o único comando no terminal:
sudo sh -c 'echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/winehq.gpg] https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ $(lsb_release -sc) main" >> /etc/apt/sources.list.d/winehq.list'

NOTA: o comando acima é apenas para usuários do Ubuntu. Para Linux Mint, Elementary OS, Zorin OS e outros sistemas baseados no Ubuntu, você deve substituir $(lsb_release -sc) pelo nome de código do Ubuntu (por exemplo, focal e bionic) no qual seu sistema se baseia.

Passo 3. Instale a chave para o repositório Wine.
Uma vez que o comando apt-key está obsoleto por motivos de segurança, aqui vou dizer o novo método para instalar a chave do repositório de terceiros no Ubuntu. Embora o apt-key seja mais eficaz e ainda funcione, você pode usá-lo se não se preocupar com a segurança cibernética!

Abra o terminal e execute o único comando abaixo para baixar a chave, converta-a em um arquivo gpg ilegível e, finalmente, armazene em “/usr/share/keyrings“.
wget -O - https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key | gpg --dearmor | sudo tee /usr/share/keyrings/winehq.gpg

Passo 4. Instale o pacote Wine.
Por fim, atualize o cache do pacote do sistema por meio do comando:
sudo apt update

E instale o Wine 7.0 RC2 executando o comando:
sudo apt install winehq-devel

NOTA: O pacote de teste Wine 7.0 RC2 também está disponível. Ele contém correções de bugs e recursos, que ainda não foram integrados ao branch de desenvolvimento. Você pode instalá-lo substituindo winehq-devel por winehq-staging no último comando.

Após a instalação, use o comando winecfg para abrir o editor de configuração. E, clique com o botão direito no arquivo EXE e escolha “Abrir com outro aplicativo -> Abrir com Wine Windows Program Loader” para começar a instalar um aplicativo do Windows.

Limpe ou remova o Wine

Depois de instalar a chave do repositório, dois arquivos inúteis (winehq.key e winehq-keyring.gpg) são deixados no diretório inicial. Você pode removê-los através do gerenciador de arquivos.

Para remover o Wine 7.0 RC2, execute o comando no terminal:
sudo apt remove --autoremove winehq-devel

Para remover o repositório Wine, simplesmente remova o arquivo em /etc/apt/sources.list.d por meio do comando abaixo ou use o utilitário “Software & Updates” por meio da guia “Outro Software”.
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/winehq.list

E remova a chave se quiser via comando;
sudo rm /usr/share/keyrings/winehq.gpg

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.