O projeto Wine lançou o Wine 7.11 com driver Android para PE e quase 300 alterações. Confira as novidades e veja como instalar.
O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Agora, Com a pontualidade que o caracteriza, WineHQ lançou o WINE 7.11.
Novidades do Wine 7.11
Como a cada duas semanas nesta fase de desenvolvimento, a WineHQ lança uma nova versão de seu software para executar aplicativos Windows em outras plataformas.
Desta vez é o WINE 7.11, e não ficará na história como uma das revisões mais importantes ou emocionantes.
Na semana passada, pelo menos, o motor Mono foi empurrado para a v7.3.0 e quase 400 mudanças foram feitas. Esta semana não podemos dizer nem um nem outro.
Alguns patches atrás, havia alguns desenvolvedores que pareciam estar competindo para ver quem poderia corrigir a maioria dos bugs, com mais de 600 alterações por duas semanas seguidas.
A média costuma ficar entre 300-400, então as 284 mudanças desta semana estão um pouco abaixo do que estamos acostumados.
Para completar, a lista de novidades pendentes que o WineHQ forneceu também não menciona nada realmente especial.
Esta semana apenas três novos recursos foram destacados: o driver Android foi convertido para PE, foi adicionado suporte para Zero-copy com GStreamer e suporte para planos High Unicode em casos de mapeamentos.
Além disso, e como sempre, foi adicionado o quarto ponto onde são mencionados vários bugs corrigidos.
Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.
A próxima versão será um WINE 7.12 que chegará em 1º de julho. Não sabemos quantas mudanças eles introduzirão em duas semanas, mas devem ser algumas centenas ou mais.
Como instalar ou atualizar o Wine
O Wine 7.11 está disponível para download agora no site oficial, se você quiser compilá-lo.
Caso contrário, você deve esperar até que ele chegue aos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita para atualizar.
ou
Os usuários interessados já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.
No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável) no Ubuntu, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora