Wine 7.10 lançado com .NET foi atualizado para a versão 7.3, e mais

O projeto Wine lançou o Wine 7.10 com .NET foi atualizado para a versão 7.3, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão de desenvolvimento do Wine 7.10, que desde o lançamento da versão 7.9, 56 relatórios de bugs foram fechados e 388 alterações foram feitas.

Novidades do Wine 7.10

Wine 7.10 lançado com .NET foi atualizado para a versão 7.3, e mais

Nesta nova versão, o driver do macOS foi traduzido para usar o formato de arquivo executável PE (Portable Executable) em vez de ELF.

O mecanismo Wine Mono com a implementação da plataforma .NET foi atualizado para a versão 7.3 e as propriedades de localidade “collation” compatíveis com Windows foram implementadas para Unicode, permitindo que você defina regras de agrupamento e métodos de agrupamento. (por exemplo, se houver um acento).

A biblioteca Secur32 implementa o suporte WoW64 (Windows de 64 bits no Windows), uma camada para executar programas de 32 bits no Windows de 64 bits.

Relatórios de bugs fechados relacionados a jogos incluem o seguinte: Singularity, Panzer Corps, Echo: Secrets of the Lost Cavern, Tribes, Betfair Poker, HITMAN 2 (2018), FAR mod para Nier: Automata, Port Royale 4.

Enquanto para a parte de relatório de bugs de aplicativos fechados: Corel Draw 9, Microsoft Office XP 2002, Visual Studio 2010, Adobe Reader 9.0, Acrobat Reader 5, HaoZip, IE8, RoyalTS 5, Windows PowerShell Core 6.1 para ARM64, EA Origin, Steam, Rebelbetting , Honeygain, SlingPlayer 2, GPU Caps Viewer 1.54, Kvaser, Alcoma ASD Client 11.1, Powershell Core.

Além disso, podemos notar a formação do lançamento do projeto Wine Staging 7.10, dentro do qual são formadas compilações estendidas do Wine, incluindo patches incompletos ou arriscados ainda não adequados para aceitação no ramo principal do Wine. Comparado ao Wine, o Wine Staging oferece 545 patches adicionais.

A nova versão está em sincronia com a base de código do Wine 7.10 e nela, foram portados para o pacote principal do Wine 6 patches relacionados à implementação das tabelas de classificação e da função CompareString em KERNELBASE.dll, que são necessários para suportar a propriedade local “Collation”.

Também é notável que dois patches foram adicionados para implementar valores padrão para DwmGetCompositionTimingInfo em dwmapi.dll, que são necessários para executar o Epic Games Launcher e resolver um problema com a chamada DwmFlush que causou a falha do Powershell.

Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wine

O Wine 7.10 está disponível para download agora no site oficial, se você quiser compilá-lo. Caso contrário, você deve esperar até que ele chegue aos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição GNU/Linux favorita para atualizar.

ou

Os usuários interessados ​​já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.

No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.

Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile