O projeto Wine lançou o Wine 6 RC4 no dia de natal com 29 correções, e mais. Confira as novidades e o andamento da próxima versão do Wine.
Wine é um software popular de código aberto e gratuito que permite aos usuários executar aplicativos do Windows no Linux e outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix.
Para ser um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz chamadas de sistema do Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Wine é uma das melhores maneiras de executar aplicativos do Windows no Linux.
Além disso, a comunidade Wine possui um banco de dados de aplicativos muito detalhado, que encontramos como AppDB que contém mais de 25.000 programas e jogos, classificados por sua compatibilidade com o Wine.
Agora, uma semana após o terceiro Release Candidate, WineHQ continuou com sua programação inexorável e lançou o WINE 6.0-rc4.
Como nas três anteriores, e aquelas que costumam lançar a cada duas semanas antes de chegar ao RC, é uma versão em desenvolvimento, mas muito mais próxima da versão final que chegará muito em breve.
Novidades do Wine 6 RC4
Ao contrário das versões de desenvolvimento que lançam a cada duas semanas e antes do RC, WineHQ não menciona mais mudanças notáveis, e a razão é que eles já entraram no congelamento de recursos, ou “freeze feature”.
Tudo o que eles incluem agora são ajustes para melhorar o software que eles já haviam apresentado nas semanas anteriores. Ainda assim, eles mencionam 29 correções e um total de 37 alterações.
Logicamente, não são nada comparados com os introduzidos antes desta fase de desenvolvimento, que pode multiplicar o valor por dez, mas é necessário no momento.
Como na semana passada, e nos dois lançamentos anteriores, WineHQ destaca esta semana apenas “correção de bug, estamos congelando o código”. A versão estável do WINE 6.0 chegará em janeiro.
Usuários interessados agora podem instalar o WINE 6.0-rc4 a partir de seu código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou a partir dos binários que podem ser baixados aqui.
No link de onde podemos baixar os binários também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também existem versões para Android e macOS .
Se nada acontecer, a próxima versão será o WINE 6.0-rc5 e chegará no primeiro dia de 2021, ou seja, no dia 1º de janeiro do ano em que estamos entrando.