O projeto Wine lançou o Wine 6.7 com suporte para drivers Plug & Play melhorado, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Agora, Wine 6.7 foi lançado há poucos dias como a versão de desenvolvimento mais recente da camada de compatibilidade do Windows.
Novidades do Wine 6.7
O WINE 6.7 trouxe melhorias como o motor Mono atualizado para v6.1.1.
Como de costume nesta fase, a equipe de desenvolvedores publicou duas seções, uma em que menciona 44 correções de bugs e a outra em que nos contam sobre todas as mudanças introduzidas, 397 ajustes desta vez.
Embora vários desenvolvedores tenham contribuído com dezenas de patches e melhorias, o trabalho feito por Zebediah no WINE 6.7 é digno de nota, eis que ele cuidou de 82 das quase 400 alterações introduzidas neste fim de semana.
E estes são os destaques do Wine 6.7:
- Bibliotecas NetApi32, WLDAP32 e Kerberos convertidas para PE.
- Mais trabalho da Media Foundation.
- Modo JavaScript ES6.
- Redirecionamento do sistema de arquivos WOW64 aprimorado.
- Mais suporte para driver Plug & Play.
- Dispositivo de entrada de teclado bruto.
- Várias correções de bugs.
Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.
A próxima versão de desenvolvimento será o WINE 6.8, e quase certamente chegará na próxima sexta-feira, 7 de maio. Entre o que vai apresentar, a única coisa que podemos garantir é que chegará com centenas de pequenas melhorias e correções como de costume.
Como instalar ou atualizar o Wine
Os usuários interessados já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.
No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados