O projeto Wine lançou o Wine 6.5 com suporte aprimorado para OpenCL e IE e mais de 400 mudanças. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Agora, duas semanas após a versão anterior e fiel à sua nomeação quinzenal, WineHQ acaba de lançar uma nova versão de desenvolvimento de seu software para executar aplicativos do Windows em sistemas operacionais não-Microsoft.
Especificamente, o que já podemos baixar é o WINE 6.5, e como um dos primeiros desta série, ele veio com um bom punhado de alterações, mais do que o normal, mesmo no início.
Novidades do Wine 6.5
O WINE 6.5 corrigiu 29 bugs, mas o interessante está abaixo, onde você pode ver nada menos que 414 alterações.
WineHQ geralmente destaca apenas alguns novos recursos como os mais importantes, e esta semana eles mencionaram que melhoraram o suporte para o IE.
Abaixo você encontra a lista de novidades do WINE 6.5 que se destacam nessa atualização:
- O suporte para OpenCL foi atualizado para a versão 1.2.
- Maior suporte para modos de compatibilidade do IE em MSHTML.
- Mais trabalho no RichEdit sem janelas.
- Mais alguns stubs da biblioteca WinRT.
- Várias correções de bugs.
Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.
A próxima versão em desenvolvimento será o WINE 6.6, e certamente chegará na próxima sexta-feira, 9 de abril, já que o WineHQ não é exatamente famoso por variar o calendário.
Entre o que irá apresentar, a única coisa que podemos garantir é que chegará com centenas de pequenas melhorias e correções como de costume.
Como instalar ou atualizar o Wine
Os usuários interessados já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.
No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados