O projeto Wine lançou o Wine 6.19 com 522 alterações e 22 correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
As principais atualizações do WINE são lançadas cerca de uma vez por ano.
Enquanto isso, o projeto lança atualizações com muitas melhorias, mas há tantas mudanças que ele introduz que a estabilidade pode ser diminuída.
Agora, o Wine 6.19 foi lançado como a versão de desenvolvimento mais recente desse software de compatibilidade com o Windows.
Esta é uma nova versão de Staging, ou seja, a melhor para quem quer testar se incluiu um retoque que resolveu um bug que estavam experimentando em um programa do Windows, mas não é estável.
Novidades do Wine 6.19
Como a cada duas semanas nesta fase de desenvolvimento, é uma nova versão Staging daqueles que inclui muitas pequenas mudanças, tantas que eles ainda precisam polir antes de colocá-las todas em uma versão estável.
Entre as novidades do WINE 6.19, o projeto que desenvolve o software para rodar aplicativos Windows em outros sistemas operacionais destaca algumas não muito marcantes, mas nessas duas semanas recordes foram quebrados.
O WINE 6.19 corrigiu 22 bugs, mas fez nada menos que 522 alterações.
Tirando da memória, eu diria que a média de mudanças introduzidas em uma versão Staging será em torno de 300, um número que desta vez eles excederam em muito.
Embora existam vários desenvolvedores que assinaram muitos ajustes, o trabalho realizado por Rémi Bernon, responsável por 124 deles, se destaca.
A lista que você tem abaixo é o que WineHQ considera importante o suficiente para destacar no início do anúncio do WINE 6.19.
- IPHlpApi, NsiProxy, WineDbg e alguns outros módulos convertidos para PE.
- Mais trabalho com o joystick HID.
- Partes do kernel GDI portadas para Win32u.
- Mais trabalho para Dwarf 3.
- Várias correções de bugs.
Neste ponto de desenvolvimento, já estamos nos aproximando do momento em que os Release Candidates começarão a chegar, mas muito provavelmente a próxima versão será o WINE 6.20 e será lançada em 22 de outubro.
No ano passado, 22 versões de teste foram lançadas, ponto em que eles já lançaram os Release Candidates semanalmente. Se a nova versão do Staging for confirmada, eles introduzirão centenas de ajustes novamente, mas quase certamente não tantos como esta semana.
Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Os usuários interessados já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.
No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados