O projeto Wine lançou o Wine 6.16 com mais de 400 mudanças e 36 correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
As principais atualizações do WINE são lançadas cerca de uma vez por ano.
Enquanto isso, o projeto lança atualizações com muitas melhorias, mas há tantas mudanças que ele introduz que a estabilidade pode ser diminuída.
Agora, o Wine 6.16 foi lançado como a versão de desenvolvimento mais recente desse software de compatibilidade com o Windows.
Esta é uma nova versão de Staging, ou seja, a melhor para quem quer testar se incluiu um retoque que resolveu um bug que estavam experimentando em um programa do Windows, mas não é estável.
Novidades do Wine 6.16
WINE 6.16 é uma nova versão Staging com as últimas novidades, e foi lançado 15 dias após a versão anterior.
Eles fizeram 36 correções de bugs esta semana, para um total de 443 alterações.
Como sempre, o que o WineHQ destaca é apenas a ponta do iceberg, ou nem mesmo isso, já que às vezes ultrapassa por pouco 1% de todo o trabalho realizado.
Dito isso, estes são os destaques do WINE 6.16 Staging:
- Versão inicial de um back-end de joystick baseado em HID.
- Compatibilidade aprimorada com temas de alto DPI.
- Mais trabalho de preparação para a interface syscall GDI.
- Melhor suporte para CodeView no WineDump.
- Várias correções de bugs.
Novamente, devemos lembrar que o WINE 6.16 é uma versão Staging ou Development e não estável, já pode ser baixado deste ou deste outro link.
Nesse ponto de desenvolvimento, já estamos nos aproximando do momento em que os Release Candidates começarão a chegar, mas muito provavelmente a próxima versão será o WINE 6.17 e será lançado em 10 de setembro.
Se confirmado, teremos outra versão de teste que apresentará centenas de pequenos ajustes.
Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Os usuários interessados já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.
No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados