O projeto Wine anunciou o lançamento do Wine 5 mais de 7.400 alterações. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.
Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Novidades do Wine 5
O Wine 5.0 é outro grande passo em frente ao permitir que aplicativos modernos do Windows funcionem bem, particularmente no Linux e macOS.
Graças ao CodeWeavers e ao financiamento da Valve por seu trabalho no Proton à base do Wine, existem muitas correções de jogos que foram incorporadas no ano passado, especialmente.
Portanto, os jogos do Windows estão em melhor forma, além do suporte ao Vulkan 1.1, integração com o FAudio e inúmeras outras melhorias.
Enfim, o Wine 5 representa um ano de esforço de desenvolvimento e mais de 7.400 alterações individuais. Ele contém um grande número de melhorias.
Dessas, destacam-se os seguintes itens:
- Módulos embutidos no formato PE;
- Suporte para vários monitores;
- Reimplementação do XAudio2;
- Suporte ao Vulkan 1.1.
Ou seja, depois de estar em desenvolvimento por mais de um ano, o Wine 5.0 finalmente chegou com muitas melhorias, começando com o suporte para configurações de vários monitores, a reimplementação da API de áudio de baixo nível XAudio2, o suporte ao Vulkan 1.1, bem como em módulos no formato PE.
Esta, porém, é uma versão incrivelmente curta de tudo o que foi feito no desenvolvimento do Wine no ano passado. Examinando as várias notas de versão que eles também implementaram: suporte para Unicode mais novo, captura de mouse mais confiável, suporte para arquivos de patch MSI, mais APIs do Media Foundation implementadas, suporte para elementos SVG no MSHTML, suporte para drivers de dispositivos Plug & Play e muito mais.
Algo que os jogadores apreciarão com o Wine 5.0 também é um melhor suporte do controlador, de acordo com suas notas.
Por fim, o anúncio do software cita uma dedicatória:
“Este lançamento é dedicado à memória de Józef Kucia, que faleceu em agosto de 2019 aos 30 anos de idade. Józef foi um dos principais contribuidores da implementação do Direct3D do Wine e o principal desenvolvedor do projeto vkd3d. Suas habilidades e gentileza são sentimos muita falta de todos nós.”
Para saber mais sobre essa versão do Wine, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Como instalar ou atualizar o Wine
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados