Se você usa o Linux Mint e quer utilizar uma versão mais recente do Wine, saiba que o agora é possível instalar o Wine 4 no Linux Mint 19.
Wine é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Os desenvolvedores do Mint dizem que os usuários estavam achando essa popular camada de computabilidade do Windows ‘tediosa’ para instalar no Linux Mint 19 e que ‘não funcionava bem’ em sua instalação padrão.
Vários outros problemas também afetaram a experiência do Wine no Linux Mint 19, incluindo pacotes desatualizados e obsoletos, problemas de compatibilidade de 64 bits e itens de menu ausentes.
Então, para resolver a situação, o Linux Mint fez o backport do Wine 4.0 para os repositórios do Linux Mint 19.
Ou seja, agora os usuários do Linux Mint 19 têm acesso direto a uma versão mais recente do Wine do que aqueles no Ubuntu 18.04 LTS
Isso, de maneira única, significa que os usuários do Linux Mint 19 têm acesso direto a uma versão mais recente do Wine do que aqueles que usam o Ubuntu 18.04 LTS.
Sobre esse backport, o pessoal do Mint disse o seguinte:
“Para resolver esses [problemas], a versão estável do Wine do WineHQ, versão 4, foi backportada para os repositórios do Linux Mint. Além de resolver esses problemas, também apresenta suporte para Vulkan, controladores de jogos e Direct3D 12.”
O Linux Mint também criou um novo pacote chamado wine-desktop-files para que o ‘regedit’, a unidade ‘C:\’ e outros atalhos apareçam como nos menus do aplicativo e um novo pacote instalador do Wine, para facilitar a instalação do Wine no Linux Mint 19.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
Como instalar o Wine 4 no Linux Mint 19
Para instalar o Wine 4 no Linux Mint 19, primeiramente, você deve abrir um terminal e executar o seguinte comando:
sudo apt install --install-recommends wine-installer
Se você atualizar de uma versão mais antiga do Wine, você pode querer fazer um pouco de pós-instalação para remover os vários pacotes Wine 3.x que não são mais necessários.
Para isso, execute o comando abaixo para ver uma lista de pacotes obsoletos que é seguro remover.
dpkg -l | grep wine | grep "3."
Finalmente, remova todos os pacotes desnecessários e deixe seu sistema mais limpo e com espaço em disco.
E claro, é sempre importante lembrar que você pode deixar nos comentários a sua opinião sobre esse assunto.