Wine 4.18 lançado com muitas correções de bugs e algumas funcionalidades

O projeto Wine anunciou o lançamento do Wine 4.18 com muitas correções de bugs e algumas funcionalidades. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Wine 4.18 lançado com muitas correções de bugs e algumas funcionalidades

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Agora, enquanto três semanas se passaram desde o lançamento anterior do desenvolvimento do Wine, em comparação com a cadência habitual de duas semanas, o Wine 4.18 está disponível e não trás muitos recursos, mas existem mais de três dezenas de correções de bugs.

Por causa da WineConf, que ocorreu na semana passada em Toronto, muitos dos desenvolvedores estavam ocupados com o evento, o que resultou nesse atraso e na pequena quantidade de novidades nesta versão.

Novidades do Wine 4.18

Wine 4.18 inclui a implementação de mais funções VBScript, limpezas/melhorias no código Apple macOS Quartz e correções para falhas de casos de teste.

Na frente da correção de bugs, existem 38 correções de bugs conhecidas para o Wine 4.18 e incluem itens de endereçamento em jogos como The Witcher 2, Lego: Stunt Rally, Lego Island 2, World of Warcraft, Halo 2 e Need for Speed: Carbon.

Para saber mais sobre essa versão do Wine, acesse a nota de lançamento.

Enquanto isso, o Wine 5.0 deve ser o próximo lançamento estável do Wine no início de 2020.

Como instalar ou atualizar o Wine 4.18

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile