Wine 4.0 lançado com o suporte a Vulkan, Direct3D 12 e HiDPI no Android

O projeto Wine anunciou o lançamento do Wine 4.0 com suporte a Vulkan, Direct3D 12 e HiDPI no Android. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.


O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Wine 4.0 lançado com o suporte a Vulkan, Direct3D 12 e HiDPI no Android
Wine 4.0 lançado com o suporte a Vulkan, Direct3D 12 e HiDPI no Android

Esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Novidades do Wine 4.0

O Wine 4.0 vem um ano após o lançamento do Wine 3.0, que foi o primeiro a introduzir um driver Android para permitir que usuários executassem aplicativos e jogos do Windows em dispositivos equipados com o sistema operacional Android, do Google, suporte para Direct3D 11 por padrão para AMD Radeon e Intel GPUs, um agendador de tarefas, bem como suporte a criptografia AES no macOS.

Com o Wine 4.0, a equipe continua a melhorar a camada de compatibilidade de código aberto e livre que permite que o programa Windows seja executado em computadores Linux e Mac, adicionando novos recursos como suporte à API de gráficos Vulkan de última geração, suporte a Direct3D 12, HiDPI (High-DPI) suporte para Android e suporte para controladores de jogos.

No no anúncio de lançamento, os desenvolvedores disseram o seguinte:

“A equipe do Wine está orgulhosa em anunciar que o lançamento estável do Wine 4.0 já está disponível. Este lançamento representa um ano de desenvolvimento e mais de 6.000 mudanças individuais. Ele contém um grande número de melhorias.”

É claro que o suporte para Vulkan e Direct3D 12, assim como o suporte HiDPI para Android, são apenas os maiores destaques do lançamento do Wine 4.0, que é uma grande atualização com muitas melhorias, dentre os quais podemos mencionar autocompletar do shell, decodificador de MP3, vários aprimoramentos da interface do usuário, suporte para buscar informações detalhadas do BIOS no Linux e suporte para o formato de imagem PNG.

O recurso de fluxo de comandos multithreaded agora está habilitado por padrão e os contextos de núcleo OpenGL também são usados ​​por padrão quando disponíveis.

O suporte a Direct3D 10 e 11 recebeu texturas e visualizações de vários exemplos, resoluções de várias amostras, suporte a texturas de 1D, sombreamento de fragmento por amostra, fixação de polarização de profundidade, controle de corte de profundidade e muito mais.

Várias outras áreas do Wine receberam várias pequenas melhorias, incluindo gráficos, kernel, integração de desktop, rede, dispositivos de entrada, criptografia, texto e fontes, áudio, aplicativos embutidos, internacionalização, compilador IDL e muito mais.

Para saber mais sobre essa versão do Wine, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.