Wine 3.15 Lançado com Suporte a HID Device For Raw Input e Mais

A versão de desenvolvimento do Wine, o Wine 3.15, foi lançada com suporte a HID Device For Raw Input, melhorias e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.


O Wine é um software livre. Ele também é uma camada de compatibilidade para permitir a execução de aplicativos e jogos do Windows em sistemas operacionais baseados em Linux e UNIX (e isso inclui até o macOS).
Wine 3.15 Lançado com Suporte a HID Device For Raw Input e Mais

A palavra Wine é um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator”, que significa “Wine não é um emulador”.

O Wine é um recurso muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Além da versão estável, esse aplicativo possui uma versão de desenvolvimento que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine.

Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.

Novidades do Wine 3.15

Wine 3.15 é o primeiro lançamento da versão de desenvolvimento, desde o anúncio da semana passada do Steam Play da Valve para rodar jogos do Windows no Linux usando o “Proton”, um fork do Wine criado com a ajuda do pessoal do CodeWeavers.

Embora não seja um lançamento particularmente empolgante, o Wine 3.15 traz uma série de correções para jogos, incluindo o Everquest Titanium, o World of Warcraft, o Total Commander e vários outros jogos e aplicativos.

Os novos recursos do Wine 3.15 incluem suporte para escalonamento DPI no Android, suporte a dispositivos HID em entrada bruta (HID Device For Raw Input), mais ícones no Shell32, WinHTTP agora usa Windows Sockets e correções de sintaxe no interpretador CLI.

Há um total de 44 correções de bugs conhecidas nesta versão de desenvolvimento quinzenal do Wine.

Para mais detalhes, leia a nota de lançamento Wine 3.15.

Como instalar o Wine 3.15

Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile