O Wine 3.13 foi lançado com várias melhorias e novos recursos, além de correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar o compactador WinRAR no Linux via Snap
- Vineyard, a maneira fácil de configurar Wine no Ubuntu
- Como instalar a interface para Wine Wineglass no Linux via Flatpak
o Wine é um software livre e também uma camada de compatibilidade para permitir a execução de aplicativos e jogos do Windows em sistemas operacionais baseados em Linux e UNIX.
Wine é um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” (“Wine não é um emulador”) e é um recurso muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Além da versão estável, esse aplicativo possui uma versão de desenvolvimento que fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine. Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.
Destaques do Wine 3.13
O grande destaque do Wine 3.13 é a disponibilidade de DXVK para D3D11 baseado em Vulkan que permitirá suportar Wine para gráficos, especialmente em jogos de vídeo, que ganharão uma melhoria significativa na qualidade e desempenho.
Para quem não conhece o DXVK, é uma implementação do D3D11 (Direct3D 11) baseado em Vulkan que pode ser usado no Wine. O projeto DXVK também tem melhorias.
Isto implica em uma melhoria significativa na API gráfica que pode ser usada com o Wine para aplicativos e jogos de vídeo que precisam mover seus gráficos graças a ele, algo que é bastante apreciado.
Quanto às melhorias de DXVK que podemos desfrutar nesta versão DXVK 0,63 destacam principalmente a correção de erros que afetaram algumas partes, incluindo a sobrecarga de trabalho para a CPU, bem como melhor compatibilidade para a NVIDIA.
Wine 3.13 é a versão de desenvolvimento e traz algumas grandes melhorias como suporte para Vulkan também para MacOS usando MoltenVK, o suporte inicial para os dados de desempenho no registro, o motor Mono foi atualizado com algumas correções de bugs presente nas versões anteriores, suporte para a busca de informações de BIOS no Linux, o GNUTLS agora também pode ser usado no macOS, melhorias no Diálogo de Tarefas padrão e muitos outros erros corrigidos para certos jogos.
Para mais detalhes sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Wine 3.13
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine