Foi lançado o Wine 3.0.4 estável trazendo mais de 47 correções de bugs além de melhorias e recursos importantes. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
- Como instalar o compactador WinRAR no Linux via Snap
- Vineyard, a maneira fácil de configurar Wine no Ubuntu
- Como instalar a interface para Wine Wineglass no Linux via Flatpak
O Wine é um software livre, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Ou seja, o Wine é uma camada de compatibilidade do Windows para Linux que permite que você, embora com variadas notas de sucesso, executem aplicativos do Windows no Linux e no MacOS.
Por conta dessa importante funcionalidade, o programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.
Para aqueles que não conhecem o projeto, o Wine (originalmente um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” ou “Wine não é um emulador”) é uma camada de compatibilidade capaz de executar aplicativos Windows em vários sistemas operacionais compatíveis com POSIX, como Linux, Mac OSX, e BSD.
Wine possui uma versão estável e uma de desenvolvimento. Essa última, fornece correções de bugs e recursos que ainda não estão disponíveis em versões regulares de Wine. Com ela, você tem acesso aos novos recursos do Wine bem antes da maioria dos usuários.
Destaques do lançamento do Wine 3.0.4
O Wine 3.0.4 vem com 47 correções de bugs conhecidas que afetam o Total Commander, o World of Warcraft, o lançador de software da Bethesda, Resident Evil 7 e outros jogos.
Há também correções de aplicativos para o Wechat, o Acronis Disk Director 12, o Chromium e o RegEditX.
A menos que você tenha sido afetado por uma das correções de bugs em particular, sem dúvida o mais notável para o Wine 3.0.4 será um monte de ícones do Shell32 que agora estão incluídos.
Há até mesmo ícones do Zip e Jaz drive para o Wine junto com o do disquete de 314k!
O Wine 3.0 pode ser bom para rodar alguns aplicativos do Windows, mas particularmente se você é um gamer Linux, é melhor ficar com os lançamentos de desenvolvimento bi-semanais, Proton, ou o próximo Wine 4.0.
Falando nisso, o Wine 4.0 deve sair em janeiro, começando com a entrada no congelamento de código na próxima semana e os release candidates semanais, até que estejam prontos para este lançamento anual do Wine.
Para mais detalhes sobre essa versão, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Wine 3.0.3
Para instalar o Wine 3.x estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine
Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine, use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora
O que está sendo falado no blog
- Gemini PDA usa Android, mas também suporta o Debian, Sailfish OS e outros
- Firefox Reality 1.1 lançado com suporte a 360 vídeos e mais 7 idiomas
- BlackArch Linux 2018.12.01 lançado – Confira as novidades e baixe
- Blender 2.80 Beta lançado com novos recursos e melhorias
- Wine 3.0.4 lançado com mais de 47 correções de bugs
- Instalando o tema Ambiance e Radiance Flat Colors no Ubuntu