No dia 24 de agosto, o Windows XP faz 20 anos, e infelizmente, algumas pessoas ainda o usam! Acredita? Pois é, tente entender isso.
A Microsoft está se preparando para lançar o Windows 11 em breve, e ele trará as maiores mudanças no sistema operacional de desktop da empresa desde o lançamento do Windows 10 em 2015.
Mas, graças aos novos requisitos mínimos de sistema, nem todos os computadores no mercado oferecerão suporte ao gratuito atualização, que pode tornar o Windows 11 o novo Windows XP: um sistema operacional que as pessoas continuam a executar muito depois de a Microsoft lançar seu sucessor.
Na verdade, ainda há milhões de pessoas executando o Windows XP hoje, doze anos após o término do suporte convencional e quase vinte anos após o primeiro lançamento do sistema operacional.
Quase exatamente vinte anos, na verdade, porque o Windows XP faz 20 anos em 24 de agosto de 2021.
Windows XP faz 20 anos, e algumas pessoas ainda o usam! Acredita?
Sim. 24 de agosto de 2021. Essa é a data em que o sistema operacional foi lançado para fabricação, embora não tenha realmente sido colocado à venda até outubro daquele ano.
O ex-Diretor de Projetos da Microsoft para Windows XP Iain McDonald refletiu sobre o aniversário esta semana, observando que o objetivo do Windows XP era trazer a estabilidade do Windows 2000 voltado para empresas para uma versão de consumidor do Windows, com uma interface de usuário baseada no mal recebido Windows Millennium Edition.
O Windows XP foi construído no mesmo kernel do Windows NT, tornando-o a primeira versão do Windows que não era baseada no MS-DOS e/ou no kernel do Windows 95.
Mas o sistema operacional também era a versão mais estável do Windows (até aquele momento, claro). A partir do Windows XP, os travamentos tornaram-se poucos e distantes entre si.
As pessoas também tiveram muito tempo para se acostumar com o sistema operacional, já que o Windows Vista não foi lançado até 2007, e quando ele chegou, seus requisitos mínimos de sistema relativamente pesados impediram muitos usuários de atualizar.
Alguns usuários ainda não o fizeram – de acordo com a StatCounter, cerca de 0,59% dos computadores Windows ainda estão executando o XP. NetMarketShare coloca esse número em 0,32%.
De qualquer forma, considerando o grande número de instalações do Windows, ambos os números equivalem a milhões de usuários.
Neste ponto, o sistema operacional certamente está mostrando sua idade. A Microsoft não lança recursos ou atualizações de segurança para o Windows XP há anos.
Alguns softwares mais recentes não funcionam no sistema operacional. E ao invés de focar apenas em PCs de alto desempenho como fazia com o Windows Vista, a Microsoft mudou seu foco um pouco para garantir que o Windows 7 e posteriores também pudessem funcionar com máquinas de nível básico (você provavelmente pode agradecer aos netbooks por isso).
Embora provavelmente não seja uma boa ideia executar o Windows XP em qualquer coisa hoje em dia, há alguns anos, ainda havia centenas de milhares de caixas eletrônicos que eram movidos pelo sistema operacional, inclusive aqui no Brasil (não vou falar o nome do(s) Banco(s) para não fazer propaganda gratuita).
Não está claro se o Windows 11 será realmente o próximo Windows XP. Mas não apenas requer que os computadores tenham um Trusted Platform Module (TPM), o que desqualificará muitos computadores mais antigos (e alguns modelos relativamente recentes), mas as alterações no Menu Iniciar e outros elementos da interface do usuário podem desanimar alguns usuários.
Por fim, eu não ficaria chocado se, daqui a vinte anos, algumas pessoas ainda usassem o Windows 10. Caramba, ainda pode haver alguns remanescentes do Windows XP em 2041.
Mas o que me surpreende, é porque essas pessoas ainda insistem em um sistema tão antigo, em vez de atualizarem, ou melhor, irem para o Linux? É. Eu sei. Você já estava se perguntando o que esse artigo faz em um site voltado para o Linux.