Até então considerada uma “pré-visualização”, finalmente foi lançado o Windows Subsystem for Linux 1.0.0 como a primeira versão estável.
O Windows Subsystem for Linux é uma ferramenta que permite instalar uma distribuição Linux em um computador Windows 10 ou Windows 11, permitindo executar algumas ferramentas Linux sem reiniciar ou iniciar uma máquina virtual tradicional.
Ele existe de uma forma ou de outra desde 2016, mas a versão atual, conhecida como WSL 2, estreou em 2019 e tem sido considerada uma “pré-visualização” desde então.
Agora está se graduando para um status estável com o lançamento do WSL 2 versão 1.0.0.
Windows Subsystem for Linux 1.0.0 lançado
Isso significa que está geralmente disponível ao público. Quero dizer, já era, mas agora é considerado estável o suficiente para que você não veja mais um aviso de visualização.
Existem várias maneiras de instalar o WSL. Você pode:
- Pesquise por “Windows Subsystem for Linux” na Microsoft Store e clique no botão de instalação.
- Baixe e instale a versão mais recente do repositório GitHub da Microsoft.
- Abra um prompt de comando do Windows ou PowerShell no modo de administrador e digite “wsl –install” (sem as aspas) e reinicie o computador.
Depois de fazer isso, você pode instalar o Ubuntu, Debian, Kali, OpenSUSE ou uma variedade de outros sistemas operacionais para executar aplicativos e comandos de linha de comando do Linux em um PC com Windows.
Os usuários avançados também podem aproveitar o WSLg (Windows Subsystem for Linux GUI), que permite suporte para aplicativos com uma interface gráfica do usuário.
Em outras palavras, você pode instalar aplicativos Linux de desktop e executá-los nativamente em um computador Windows.
Mas a Microsoft recomenda a instalação de drivers gráficos para habilitar uma GPU virtual para WSL se você for fazer isso. Você pode encontrar instruções na documentação do WSLg no GitHub.