Recém adicionado à lista de recursos obsoletos da Microsoft, o Windows Mixed Reality está morto, em um RIP software VR da Microsoft.
Como muitas empresas, a Microsoft fez uma grande aposta na realidade virtual e aumentada há alguns anos. Mas parece que a empresa decidiu que a aposta não valeu a pena.
O Windows Mixed Reality foi adicionado à lista de recursos obsoletos da Microsoft e será totalmente removido do Windows em uma versão futura.
Windows Mixed Reality está morto, RIP software VR da Microsoft
A Microsoft lançou sua plataforma de Realidade Mista pela primeira vez em 2017, quando estreou como parte do Windows 10 Fall Creators Update, e se baseou nos recursos “holográficos” que estrearam com a introdução do Microsoft Hololens em 2015.
Os usuários poderiam colocar um fone de ouvido e interagir com aplicativos e jogos do Windows em um ambiente virtual.
A Microsoft chamou a plataforma de “realidade mista” em vez de “realidade virtual” porque o objetivo sempre foi permitir que você visualizasse uma mistura de objetos e ambientes do mundo virtual e real na mesma visualização, da mesma forma que o Meta Quest 3 ou o próximo Apple Vision Pro pode.
Empresas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung lançaram headsets Windows Mixed Reality em 2017 ou 2018, mas não vimos nenhum modelo novo significativo neste espaço desde 2020 e a Microsoft não colocou muito esforço no Windows Realidade mista nos últimos anos.
Isso não significa que a realidade virtual e aumentada para Windows esteja morta. Significa apenas que os usuários terão que recorrer a plataformas de terceiros, como o SteamVR da Valve ou o ecossistema Vive da HTC.
Mas não está claro se alguém com um headset Windows Mixed Reality existente está prestes a acabar com um peso de papel glorificado. A Microsoft diz que quando o Windows Mixed Reality for eliminado, o recurso Windows Mixed Reality para SteamVR será um dano colateral.
Este é o recurso que “permite aos usuários executar experiências SteamVR em fones de ouvido imersivos Windows Mixed Reality”, o que sugere que quando a Microsoft desligar o plugue, você poderá perder o acesso a essa funcionalidade, a menos que encontre (ou desenvolva) aplicativos de terceiros que permitem os fones de ouvido para continuar funcionando.
Pelo menos a Microsoft não mudou o nome da empresa para se alinhar às suas ambições de VR/AR.