Windows 7 chegou ao fim da vida útil, o que você precisa saber

E depois depois de 10 anos, finalmente o Windows 7 chegou ao fim da vida útil. Confira o que você precisa saber, ou fazer diante disso.

É o fim de uma era: o Windows 7 chegou ao fim do suporte na data deste artigo, em 14 de janeiro, uma década após seu lançamento inicial, com a Microsoft não fornecendo mais aos usuários atualizações de software e atualizações ou correções de segurança.

Windows 7 chegou ao fim da vida útil, o que você precisa saber

Sobre isso, a Microsoft diz que:

“O final específico do dia de suporte do Windows 7 será 14 de janeiro de 2020”, diz a Microsoft. “Depois disso, a assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger seu PC não estarão mais disponíveis para o produto. Portanto, é importante atualizar para um sistema operacional moderno, como o Windows 10, que pode fornecer as atualizações de segurança mais recentes para ajudar a manter você e seus dados mais seguros.”

Windows 7 chegou ao fim da vida útil, o que você precisa saber

Para produtos que atingiram o fim do suporte, a Microsoft para de fornecer correções de problemas para os problemas descobertos, correções de segurança para vulnerabilidades encontradas recentemente ou suporte técnico.

Os clientes que ainda usam o sistema, são aconselhados pela empresa de Redmond a migrar para um novo dispositivo Windows 10 ou a atualizar o mais rápido possível para evitar ser vítima de infecções por malware e ataques que exploram os riscos de segurança descobertos recentemente.

Atualizações de segurança após o final do suporte

No entanto, como a Microsoft diz em seu site de suporte:

“Para clientes que precisam de mais tempo para migrar para o produto mais recente, o programa Extended Security Update (ESU) está disponível para determinados produtos herdados como opção de último recurso. O programa ESU fornece atualizações de segurança apenas por até 3 anos, após a data de término do suporte. Entre em contato com o gerente da conta, o parceiro ou o fabricante do dispositivo para obter mais informações.”

O programa Extended Security Updates está disponível para Windows 7 Professional, Windows 7 Enterprise e Windows 7 Ultimate por meio de programas de licenciamento por volume e não inclui ou fornece aos clientes atualizações não relacionadas à segurança solicitadas pelo usuário, novos recursos ou solicitações de alteração de design.

“Se uma organização espera e compra ESU pela primeira vez no ano dois ou três, eles também terão que pagar pelos anos anteriores”, acrescenta a Microsoft. “Isso ocorre porque as atualizações de segurança oferecidas no programa ESU são cumulativas.”


Além do programa ESU, a Microsoft também fornece o programa Windows Virtual Desktop, permitindo que as organizações continuem usando o Windows 7 com atualizações de segurança estendidas gratuitas até janeiro de 2023.

Após o término do suporte do Windows 7, a plataforma 0Patch também continuará enviando patches para seus agentes em busca de vulnerabilidades classificadas como de alto risco.

Segundo o 0Patch:

“A cada terça-feira do patch, revisaremos os conselhos de segurança da Microsoft para determinar quais das vulnerabilidades corrigidas para as versões suportadas do Windows podem se aplicar ao Windows 7 ou Windows Server 2008 e apresentar um risco alto o suficiente para garantir micropatching”

Lembretes de fim de suporte e atualizações gratuitas do Windows 10

A Microsoft começará a exibir notificações em tela cheia nos dispositivos Windows 7 em 15 de janeiro, para lembrar aos usuários que seu sistema operacional não é mais suportado e que eles devem atualizar para a versão mais recente do Windows 10.

Os clientes Windows 7 Professional que se inscreveram no programa Extended Security Updates, usam máquinas ingressadas no domínio ou máquinas no modo quiosque não receberão esse lembrete.

Embora a Microsoft diga que a atualização para o Windows 10 do Windows 7 de graça só estava disponível até 29 de julho de 2016, as atualizações gratuitas do Windows 10 ainda são importantes.

Você pode fazer isso usando este procedimento passo a passo de atualização do Windows 10 que envolve a execução da Ferramenta de criação de mídia e a escolha da opção ‘Atualizar este PC agora’ no seu computador com Windows 7.

Chrome e Edge para oferecer suporte ao Windows 7 após EoL

O Google anunciou que continuará suportando o Google Chrome no Windows 7 até 15 de julho de 2021 (pelo menos), para dar às empresas mais tempo para atualizar para o Windows 10.

“Temos empresas cobertas, mesmo que ainda não tenham mudado completamente para o Windows 10. Continuaremos a oferecer suporte completo ao Chrome no Windows 7 por um período mínimo de 18 meses a partir da data de término da vida útil da Microsoft, até pelo menos 15 de julho de 2021. Portanto, se você ainda não iniciou a sua mudança para o Windows 10 ou mesmo se sua organização está no meio da migração, você ainda pode se beneficiar dos recursos empresariais do Chrome”.”


Isso significa que os usuários do Google Chrome ainda receberão atualizações de segurança do navegador após o término do suporte do Windows 7, com ferramentas de gerenciamento e políticas corporativas para continuar funcionando.

Agora, a Microsoft também disse que continuará suportando seu novo navegador Microsoft Edge no Windows 7 enquanto o Google o suportar.

Outros produtos da Microsoft atingindo a o fim da vida em 2020

O Windows 7 não é o único produto da Microsoft que está chegando ao fim do suporte este ano, com vários outros produtos importantes da Microsoft, incluindo Office 2010, Visual Studio 2010, Windows Server 2008 (incluindo 2008R2) e várias versões do Windows 10 também sendo aposentadas.

Atualmente, o Windows 7 possui uma participação de mercado superior a 26%, de acordo com o StatCounter e o NetMarketShare, com o Windows 10 sendo instalado em mais de 65% dos dispositivos Windows.

Dos atuais 77% de participação de mercado do Windows, mais de 26% são usuários do Windows 7, totalizando quase um bilhão de pessoas que não podem deixar de usar o sistema operacional de uma década porque têm medo da mudança ou não gostam do Windows 10)

Outra opção: migrar para o Linux

Em notícias relacionadas, a Comunidade KDE disse na semana passada que deseja que os usuários do Windows 7 migrem para o ambiente de desktop Plasma depois que o sistema operacional da Microsoft, com 10 anos de idade, chegar ao fim do suporte.

A Comunidade KDE anuncia no momento que deseja ajudar os orfãos do Windows 7 a migrar para uma das 25 distribuições Linux com suporte a Plasma.

“Em vez de migrar para o Windows 10 e aguentar horas de atualizações, invasões à sua privacidade e anúncios irritantes incorporados aos seus aplicativos, instale um sistema operacional Linux com o Plasma. Em 30 minutos, você estará em funcionamento e terá toda a segurança e estabilidade de um sistema Linux, com todos os recursos e facilidade de uso do Plasma”.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile