Windows 12 Lite é a melhor opção para usuários vindos do Windows? [Atualizado]

Depois de se destacar nos últimos dias como um Linux com cara de Windows, veio a dúvida: o Windows 12 Lite é a melhor opção para usuários vindos do Windows?

Recentemente, publiquei uma notícia sobre a descoberta de uma distribuição Linux com visual do Windows chamada Windows 12 Lite. Essa publicação, surpreendeu pela quantidade de acessos, e deixou claro o quanto as pessoas se interessam por esse tipo de sistema.

O Windows 12 Lite é uma versão modificada da distribuição Linux Lite 4.8 LTS (que é baseada no UBuntu) feita para parecer com o Windows 10 com o papel de parede de fundo padrão e ícones personalizados.

Apesar de sua incrível semelhança, devo lembrar que o Windows 12 lite não é a primeira distribuição Linux feita com a aparência do Windows. Na verdade, graças a enorme capacidade dos ambientes gráficos de serem personalizados, qualquer sistema pode ser ajustado para se parecer com o sistema operacional da Microsoft.

Muitos usuários do Linux podem não gostar dessa necessidade de um sistema ficar parecido com o Windows, contudo, para algumas pessoas que usaram o sistema da MS por muito tempo, esse fator tem um peso bastante alto, na hora de experimentar um novo sistema.

Talvez por isso, o Windows 12 Lite tenha chamado tanto a atenção ao ser divulgado aqui no Blog.

Windows 12 Lite é a melhor opção para usuários vindos do Windows?

Windows 12 Lite é a melhor opção para usuários vindos do Windows?

Como dito antes, o Windows 12 Lite não é o primeiro (e nem será o único) sistema Linux com a aparência semelhante à do Windows. Por conta disso, determinar se ele é ou não a melhor opção para usuários vindos do Windows pode ser um um pouco complicado.

A percepção do que é melhor pode variar bastante de uma pessoa para outra. Até mesmo usuários do Windows gostam de alguns aspectos do sistema, e não gostam de outros.

Assim, o Windows 12 Lite pode ser a melhor para alguns usuários do Windows, e pode ser considerado uma péssima escolha para outros.

O Windows 12 Lite tem como principal vantagem o fato de sua aparência ter sido ajustada para ser muito mais parecida com o Windows em comparação com outras personalizações do Linux.

Acontece que alguns dessas personalizações de distros são feitas para ficarem apenas um pouco parecidas com o sistema da MS, sem perder a essência visual dos ambientes gráficos feitos para o Linux/Unix.

Além da questão de manter-se como um Linux, as outras distribuições também se preocupam com futuros problemas relacionados a direitos sobre marcas e patentes, uma preocupação que, aparentemente, os produtores do Windows 12 Lite parecem não ter.

Esse aliás, é o ponto mais inquietante nesse novo sistema.

A utilização do nome Windows, sem a autorização da Microsoft, é praticamente um atestado de óbito para esse sistema.

Embora a extrema semelhança possa ser usada no futuro como desculpa para a empresa exigir o fim do sistema, é o uso da marca registrada dela que coloca o essa distro a beira do fim.

Apesar desse problema, espero que isso nunca aconteça. Temos milhares de distribuições Linux, cada uma com sua finalidade, algumas mais especificas, outras mais genéricas, e ter mais uma opção significa uma oportunidade maior de levar o sistema do pinguim a mais pessoas, o que é bom para todos, mesmos que estas pessoas não continuem usando o Linux.

O que me faz voltar ao dilema se o Windows 12 Lite é a melhor opção para usuários vindos do Windows. Bem, ele não é o único, e portanto, também não pode ser a melhor opção nesse universo de milhares de distribuições Linux.

Mas ele é mais uma oportunidade de mostrar todo o potencial que o Linux tem para o desktop (e diversos outros cenários).

Não há atualmente, um sistema operacional com tanta flexibilidade como o Linux. Seja no suporte a hardware, sistema de arquivos, arquiteturas e diversos outros quesitos computacionais, o Linux ainda é o sistema mais preparado para adaptar-se a tudo isso.

Por fim, mesmo com os problemas de marca, acredito que o Windows 12 Lite tem seu espaço e poderá levar muitos usuários a conhecerem o mundo Linux.

E você? o que acha? Deixe sua opinião nos comentários!

Esse artigo está sendo republicado para atender as pessoas que não conseguiram acessá-lo corretamente por causa do problema da visualização incompleta do conteúdo…

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sair da versão mobile