Depois de ficar disponível apenas para membros do programa Windows Insider, o Windows 11 estável recebeu suporte a execução de aplicativos Android.
A Microsoft está lançando a primeira grande atualização para o Windows 11, trazendo melhorias para a Barra de Tarefas, novos aplicativos Media Player e Bloco de Notas e suporte a execução de aplicativos Android, algo que estava disponível apenas para membros do programa Windows Insider até agora.
Windows 11 estável recebeu suporte a execução de aplicativos Android
A maneira oficial de executar aplicativos Android é instalar o Amazon Appstore Preview da Microsoft Store e usá-lo para encontrar aplicativos Android para instalar.
Mas não oficialmente? Você também pode carregar aplicativos Android de outras fontes ou até mesmo instalar a Google Play Store.
Isso ocorre porque o suporte a aplicativos Android é cortesia de um novo recurso opcional chamado Windows Subsystem for Android, que basicamente instala um sistema operacional Android completo em seu computador Windows 11 e permite que ele se comunique com o sistema operacional host para que os aplicativos apareçam no Menu Iniciar, Barra de Tarefas, layouts Snap, alternador de aplicativos, entre outras coisas.
Portanto, o sideload é relativamente fácil e os usuários mais avançados também podem modificar todo o subsistema do Android para fazer coisas como obter acesso root e instalar o Google Play Services.
Então, novamente, talvez você não precise fazer essas coisas para interagir com aplicativos Android em um PC com Windows.
Parece que o Google pode estar trazendo suporte para aplicativos de streaming do seu telefone para dispositivos Windows, Mac ou Chrome OS com Android 13, que deve ser lançado ainda este ano.