Wind River lançou um site de desenvolvimento com o TensorFlow para Linux

Surpreendendo a todos, a Wind River lançou um site de desenvolvimento com o TensorFlow para Linux e um download gratuito do VxWorks. Confira os detalhes dessa novidade.

Alguém poderia pensar que, quando a Wind River decidisse lançar um site de desenvolvedor voltado para o público, mostraria o Wind River Linux baseado no Projeto Yocto, que está disponível em uma versão licenciada pela GPL no GitHub, além da versão comercial padrão e nova versão de integração contínua.

Wind River lançou um site de desenvolvimento com o TensorFlow para Linux
Wind River lançou um site de desenvolvimento com o TensorFlow para Linux

No entanto, quando a Wind River anunciou seu novo site da Wind River Labs esta semana, seu VxWorks proprietário foi a estrela do show – mas com uma reviravolta.

Wind River lançou um site de desenvolvimento com o TensorFlow para Linux e um download gratuito do VxWorks

O novo site para desenvolvedores do “Wind River Labs” hospeda projetos, incluindo o TensorFlow para Wind River Linux, o primeiro SDK gratuito do VxWorks, e os BSPs do VxWorks para o Raspberry Pi e o UP Squared.

Sim. Há um novo SDK VxWorks gratuito para avaliar o RTOS para fins não comerciais, bem como BSPs VxWorks de código aberto para as placas Raspberry Pi e UP Squared.

Wind River também anunciou o ex-vice-presidente corporativo da Microsoft para nuvem e desenvolvimento de negócios de IA Kevin Dallas como seu novo CEO, substituindo Jim Douglas.

Para quem ainda não conhece alguns dos softwares citados..

  • O TensorFlow é uma biblioteca de código aberto para aprendizado de máquina aplicável a uma ampla variedade de tarefas, e que é um sistema para criação e treinamento de redes neurais para detectar e decifrar padrões e correlações, análogo à forma como humanos aprendem e raciocinam.
  • VxWorks é um sistema operacional de tempo real similar ao Unix produzido e vendido pela Wind River Systems de Alameda, California, EUA.

Voltando ao assunto…

O Wind River Labs foi anunciado como “site focado no desenvolvedor, onde os tecnólogos podem obter acesso a projetos de software, provas de conceito, integrações de código aberto, software experimental e novas tecnologias”.

Aberto a clientes e não clientes da Wind River, o site fornece acesso aos engenheiros de software da Wind River e permite a colaboração “inovar no limite, possibilitando recursos como aprendizado de máquina e visão computacional”, diz a antiga subsidiária da Intel.

A única oferta Linux é uma biblioteca de software TensorFlow for Wind River Linux de código aberto, para executar a plataforma de aprendizado de máquina do Google no Wind River Linux LTS 18. O software usa o Bazel como o sistema de compilação, que integra ao OpenEmbedded.

O software fornece suporte de cadeia de ferramentas do Yocto Project ao Bazel para compilação cruzada e substitui o sistema de pacotes Python pelas alternativas do Yocto Project.

O VxWorks, famoso por seu papel nos incrivelmente duráveis ​​rovers marcianos da NASA, agora está disponível em uma versão gratuita. O SDK gratuito pode ser baixado sob um contrato de licença não comercial para usos não comerciais “como projetos de inovação e propósitos educacionais”.

Existem pacotes de suporte de placa de código aberto para o Raspberry Pi 3 B e 3 B+, bem como o UP Squared SBC de Aaeon Lake, com Apollo Lake, ambos incluídos no nosso catálogo mais recente de 136 placas de hackers Linux. Também há suporte para o QEMU e o NXP i.MX8M Quad Evaluation Kit.

Outros projetos do SDK do Wind River Labs relacionados ao VxWorks incluem OpenCV, ROS (Sistema operacional do robô), IoT do Microsoft Azure, AWS IoT Device e Google Cloud IoT Core. Há também suporte para teste do Google e OpenAMP para VxWorks Remote Compute.

Mais informações sobre a Wind River Labs podem ser encontradas no anúncio da Wind River e no site do Wind River Labs.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 290

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.