Boa notícia para os usuários de redes sem fio, a Wi-Fi Alliance liberou os Protocolos de segurança WPA3. Confira os detalhes dessa importante atualização.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
A Wi-Fi Alliance é um conglomerado de empresas que, basicamente, são responsáveis pelos protocolos Wi-Fi. Seus membros abrangem todo o mundo e reúnem sob o seu guarda-chuva as corporações que têm algo a ver com tecnologias ou hardware Wi-Fi.
Recentemente, um tipo poderoso de ataque, chamado KRACK, afetou o protocolo de segurança WPA2, o que é realmente um grande problema, considerando o fato de que praticamente quase todo mundo o utiliza atualmente.
Em janeiro, a Wi-Fi Alliance anunciou que um novo conjunto de protocolos estava sendo desenvolvido e que eles seriam disponibilizados ainda este ano.
A promessa era que os próximos novos protocolos resolveriam esse problema. Isso não significa que eles são infalíveis, apenas que eles cobrem o que é conhecido até agora.
Wi-Fi Alliance liberou os Protocolos de segurança WPA3
Agora, essa segurança extra que foi prometida para todas as conexões Wi-Fi chegou, pelo menos no papel.
Os mais recentes protocolos WPA3 para os próximos padrões de segurança Wi-Fi foram lançados e devem abranger praticamente tudo, incluindo algumas das mais recentes vulnerabilidades ou problemas de segurança como o KRACK.
Mas apesar da novidade, lembre-se que demorou quase uma década para mover as pessoas para o WPA2, por isso, não espere que tudo mude da noite para o dia.
Por conta disso, levará o mesmo tempo para mudar para os novos protocolos de proteção. Felizmente, até lá o WPA2 não será abandonado e continuará recebendo suporte.
Sobre esse aspecto, o anúncio diz o seguinte:
“A Wi-Fi Alliance introduziu melhorias e novas funcionalidades no início deste ano para o Wi-Fi Protected Access®, a família essencial de tecnologias de segurança Wi-Fi CERTIFIED, para garantir que o WPA2 mantenha fortes proteções de segurança à medida que o panorama wireless evolui. O WPA2 continua a ser obrigatório para todos os dispositivos Wi-Fi CERTIFIED. Com o crescimento da adoção do WPA3 no mercado, a nova geração de segurança Wi-Fi será necessária para todos os dispositivos Wi-Fi CERTIFIED.”
Como usuário, você não poderá fazer muito em relação a adoção, apenas mudar para os novos protocolos de segurança, quando os encontrar disponíveis para a sua conexão Wi-Fi.