Wi-Fi Alliance já está certificando dispositivos com WiFi 7

E o ano de 2024 é a festa de lançamento do WiFi 7, pois a Wi-Fi Alliance já está certificando dispositivos com WiFi 7.

Os fabricantes de chips e dispositivos vêm incorporando suporte a WiFi 7 em seus hardwares há quase dois anos… mas até recentemente eles dependiam de um projeto de padrão.

Agora o WiFi 7 está oficialmente aqui. A Wi-Fi Alliance anunciou que agora está certificando dispositivos que utilizam o mais recente padrão sem fio, começando com smartphones, PCs, tablets e pontos de acesso.

Wi-Fi Alliance já está certificando dispositivos com WiFi 7

Wi-Fi Alliance já está certificando dispositivos com WiFi 7
Sim. A Wi-Fi Alliance já está certificando dispositivos com WiFi 7. No futuro, poderemos ver o WiFi 7 integrado em mais hardware, incluindo VR e fones de ouvido de realidade aumentada, decodificadores de cabo e outros hardwares domésticos.

Então, o que há de novo no WiFi 7?
wi-fi-alliance-ja-esta-certificando-dispositivos-com-wifi-7
Entre outras coisas, a aliança WiFi afirma esperar maior velocidade e rendimento graças a:

  • Largura de canal de 320 MHz (duas vezes mais larga que os canais WiFi 6E mais largos, mas apenas em países onde as bandas de 6 GHz são suportadas)
  • A operação Multi-Link permite que os dados sejam enviados e recebidos simultaneamente através de vários links
  • 4K QAM (modulação de amplitude em quadratura) , que oferece taxas de transmissão 20% mais altas que 1024-QAM (WiFi 6)

A aliança também promete melhorias de eficiência e melhor suporte geral para conectividade de vários dispositivos de alta velocidade e baixa latência.

Isso deve abrir caminho para conectar mais dispositivos à sua rede ao mesmo tempo para coisas como jogos multijogador VR, ou apenas permitir que mais pessoas em um local façam chamadas Zoom ao mesmo tempo.

Esperançosamente, agora que o WiFi 7 é oficial, os preços do hardware WiFi 7 começarão a cair. Embora a TP-Link já ofereça um roteador WiFi 7 vendido por apenas US$ 249, a maioria dos outros modelos disponíveis até agora são sistemas de última geração que custam US$ 700 ou mais.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.