Dando continuidade ao objetivo do Wi-Fi 6 de aumentar efetivamente a velocidade de conexão, o Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade.
Você acha seu roteador Wi-Fi rápido? Bem, o WiFi 6E poderia atingir velocidades de onda de 5G mm, com isso, o WiFi 6E poderia atingir velocidades de 1 a 2 GBps após um tribunal confirmar a decisão da Federal Communications Commission (FCC).
Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade
O Wi-Fi 6 ou o padrão Wi-Fi 802.11ax foi apresentado como uma melhoria no padrão Wi-Fi 802.11ac anterior.
O Wi-Fi 6 foi projetado para operar nas bandas existentes de 2,4 GHz e 5 GHz. Assim, a Wi-Fi Alliance anunciou a chegada da banda de 6 GHz e adotou a terminologia Wi-Fi 6E para designar dispositivos que podem operar nesta banda.
Um dos principais objetivos do Wi-Fi 6 é aumentar efetivamente a velocidade de conexão em redes de alto tráfego, principalmente em locais como estádios e outros locais públicos.
Ele foi projetado para reduzir o consumo de bateria do dispositivo, tornando-o uma boa opção para todos os ambientes, incluindo uso doméstico inteligente e Internet das Coisas (IoT).
A certificação Wi-Fi Alliance para Wi-Fi 6E também está disponível para garantir a interoperabilidade dos equipamentos que operam no espectro de 6 GHz.
“O Wi-Fi CERTIFIED 6 vem à medida que o impulso global para a operação Wi-Fi na banda de 6 GHz está se intensificando.” O anúncio foi feito pela organização conhecida como Wi-Fi Alliance em 7 de janeiro de 2021.
Wi-Fi 6E é um nome comum na indústria para identificar dispositivos que oferecerão os recursos e capacidades do Wi-Fi 6, estendidos à banda de 6 GHz após aprovações regulatórias.
Após a decisão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA de abrir 1200 MHz do espectro de 6 GHz para uso de Wi-Fi, o Reino Unido, Europa, Chile, Coréia do Sul e Emirados Árabes Unidos também tomaram a decisão de oferecer 6 GHz para Wi-Fi.
Países como Brasil, Canadá, México, Peru, Taiwan, Japão, Arábia Saudita, Mianmar e Jordânia também caminham para a operação da faixa de 6 GHz.
O consórcio Wi-Fi Alliance cumpriu a promessa de fazer a certificação do Wi-Fi – Os produtos Fi 6E estarão disponíveis assim que o espectro estiver disponível.
Na sequência deste anúncio, Phil Solis, Diretor do Departamento de Pesquisa da IDC, disse que:
“O Wi-Fi 6E terá uma rápida adoção em 2021, com mais de 338 milhões de dispositivos entrando no mercado e quase 20% de todas as remessas de dispositivos Wi-Fi 6 com suporte a 6 GHz até 2022. Este ano, esperamos ver novos chipsets Wi-Fi 6E de várias empresas e uma variedade de novos smartphones, PCs e laptops habilitados para Wi-Fi 6E no primeiro trimestre de 2021, bem como TVs e produtos de realidade virtual em meados de 2021”.
“A interoperabilidade global dos dispositivos Wi-Fi 6E está impulsionando a rápida adoção e inovação na banda de 6 GHz”, disse Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance.
“Os usuários em breve experimentarão um Wi-Fi sem precedentes que melhora drasticamente os aplicativos e fornece novos casos de uso que mudarão sua experiência de conexão.”
As velocidades do WiFi 6E podem corresponder ao mmWave 5G. No entanto, para que isso realmente aconteça, é necessário mais espectro de rádio para que o WiFi 6E não encha tanto quanto alguns canais existentes quando se tornar o novo padrão.
A FCC já concedeu a autorização necessária para permitir que os fabricantes usem a banda de 6 GHz.
A AT&T, maior provedora de serviços de telefonia de longa distância e xDSL dos Estados Unidos e segunda maior operadora de telefonia móvel, entretanto, entrou com uma ação para reverter a decisão, alegando que o uso do espectro de 6 GHz interferiria no micro-ondas que utiliza para enviar dados entre torres de telefonia celular.
De acordo com uma fonte, a decisão do Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito do Distrito de Columbia apoiou uma decisão anterior de abril de 2020 da FCC de abrir o espectro de 1200 MHz na banda. 6 GHz para uso não licenciado.
O uso não licenciado permitirá que qualquer pessoa o use “desde que o faça com responsabilidade”, o que cobriria usos como a futura rede doméstica WiFi 6E. Teoricamente, a velocidade máxima do WiFi 6E deve chegar a 5 GHz.
Um representante da WiFi Alliance indicou que as novas velocidades devem permitir conexões de 1 a 2 Gb/s. Este é o mesmo que atualmente acessível apenas via 5G mmWave.