Segundo o WABetaInfo, em breve o WhatsApp receberá um recurso de segurança superútil que adicionaria outra camada de proteção à autenticação da web.
O WhatsApp foi, é e provavelmente continuará a ser o aplicativo de mensagens número um em plataformas móveis, incluindo aqui iOS e Android.
No entanto, a empresa de propriedade do Facebook, sabe que a competição neste mercado está ficando mais acirrada,
Então, ela está trabalhando em várias atualizações importantes que em breve seria disponibilizado para todos, incluindo um novo recurso de autenticação da Web que foi recentemente detectado na versão beta mais recente do cliente Android.
WhatsApp receberá um recurso de segurança superútil
Mas vamos começar com algumas informações básicas primeiro.
Embora o WhatsApp deva, antes de mais nada, funcionar no Android e no iPhone, ele também vem com suporte para desktop, desde que um dispositivo móvel seja usado para autenticação.
Ou seja, enquanto o WhatsApp pode rodar na web e no desktop, esta é apenas uma interface para a experiência móvel, já que a mensagem ainda acontece no smartphone.
Para começar a bater papo no WhatsApp Web, tudo que você precisa fazer é abrir o site oficial e, em seguida, autenticar com seu celular. Para fazer isso, basta digitalizar um código QR usando o recurso de câmera que acompanha a versão móvel do WhatsApp.
Então, tecnicamente, o WhatsApp roda em seu dispositivo móvel, mas você pode continuar batendo papo do desktop, com todas as conversas sempre sincronizadas.
“WhatsApp Web e Desktop são extensões baseadas em computador da conta WhatsApp no seu telefone. As mensagens que você envia e recebe são sincronizadas entre o telefone e o computador, e você pode ver as mensagens em ambos os dispositivos.”, explica o WhatsApp.
De acordo com o WABetaInfo, a empresa de propriedade do Facebook está agora trabalhando em uma atualização de segurança que adicionaria outra camada de proteção à autenticação da web.
Teoricamente, qualquer pessoa com acesso a um dispositivo móvel seria capaz de habilitar o WhatsApp Web em um computador, então a empresa quer tornar tudo mais difícil, a menos que o proprietário do telefone dê seu consentimento.
Portanto, o que a empresa faz é trazer a autenticação de impressão digital para a experiência da web.
Atualmente em seus primeiros dias, o novo recurso funcionará de uma maneira bastante fácil.
Basicamente, sempre que você estiver configurando uma nova instância do WhatsApp Web para uma conta específica do WhatsApp, será solicitado que você escaneie sua impressão digital no dispositivo móvel para provar que é você quem deseja fazer isso.
Nem é preciso dizer que esse recurso chegará tanto no Android quanto no iPhone, mas, neste ponto, não há especificações disponíveis sobre quando tudo deve acontecer.
Provavelmente, o WhatsApp também adicionará suporte para reconhecimento facial em dispositivos onde esse recurso está disponível.
O WhatsApp Web e o cliente de desktop tornaram-se muito mais populares atualmente, especialmente porque o mundo passou a trabalhar em casa devido à crise global de saúde.
Manter contato com nosso amado é, portanto, mais fácil no desktop, especialmente porque a configuração do WhatsApp Web não leva mais do que alguns minutos.
Se o WhatsApp Web não funcionar no seu computador, certifique-se de que está conectado à Internet e o WhatsApp dirá que a conexão deve ser “forte”.
“Você deve ter uma conexão de Internet forte e estável em seu computador para usar o WhatsApp Web ou Desktop. Se você vir um banner amarelo acima de sua lista de bate-papos com a mensagem de erro “Computador não conectado”, verifique se a conexão de Internet do seu computador está ativa. Se a conexão de Internet do seu computador estiver funcionando normalmente e você ainda não conseguir enviar ou receber mensagens, atualize a página se estiver no WhatsApp Web ou feche e reinicie o programa se estiver usando o WhatsApp Desktop.”
O novo recurso de autenticação provavelmente estará disponível para testadores em uma futura versão beta do Android.