Abby Fuller relatou um incidente que indica que o WhatsApp pode fornecer aos outros acesso a todas as suas mensagens. Entenda melhor essa preocupante ocorrência.
- Lightning Framework, um novo malware Linux que instala rootkits, backdoors
- Como instalar o gerenciador de tokens Nitrokey-app no Linux via Snap
- Galaxy Z Flip 5 e Fold 5 Recebem Atualização de Segurança de Dezembro
Um problema no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp pode fornecer aos outros acesso total às suas conversas ao substituir números de telefone.
WhatsApp pode fornecer aos outros acesso a todas as suas mensagens
De acordo com o site Softpedia, a funcionária da Amazon, Abby Fuller, relatou um bug em potencial que ganhou muita exposição on-line ultimamente: ao configurar o WhatsApp em um novo dispositivo usando um novo número de telefone, o arquivo completo de mensagens do proprietário anterior foi restaurado no telefone.
Em um tweet, ela disse o seguinte:
“Sim, foi um novo dispositivo. Não, não foi segunda mão. Não foi um SIM de segunda mão. Sim, tenho certeza de que não eram minhas mensagens ou grupos aos quais fui adicionado. Sim, eles estavam em texto simples. Tenho certeza de que é o meu número de telefone. Não foi restaurado de um backup.”
Outros usuários que participaram da conversa confirmaram isso também nos dispositivos deles, ao configurar o WhatsApp com um novo número de telefone.
De acordo com os documentos de suporte do próprio WhatsApp, o histórico de mensagens associado a um número de telefone específico é completamente removido após 45 dias de inatividade.
Sobre isso, o WhatsApp diz apenas isso:
“Lembre-se de excluir sua conta antiga. No entanto, se você não excluiu sua conta e não tem mais acesso ao seu antigo telefone, não se preocupe. Se o novo proprietário do seu número antigo ativar o WhatsApp em um novo telefone após 45 dias, todas as informações da sua conta associadas a esse número de telefone serão completamente excluídas.”
Mas, como Abby Fuller explica no Twitter, este não é o caso aqui, já que ela era proprietária do número de telefone por mais de 45 dias, então o histórico de mensagens não deveria estar mais lá.
Ela disse que:
“Esse número foi meu por mais de 45 dias (vários meses). Parece que as mensagens deveriam ter sido apagadas com a conta, mas não foram (ou foram reenviados). De qualquer maneira, a conta deveria ter sido apagada e não foi.”
Embora o WhatsApp não tenha oferecido uma declaração oficial sobre isso, outros explicam que tudo isso acontece porque o número de telefone é o identificador exclusivo do ID do usuário.
No entanto, há perguntas que precisam ser respondidas sobre o armazenamento de mensagens do usuário, especialmente quando elas são restauradas em novos dispositivos.
Como PiunikaWeb observa, todas as evidências parecem indicar que isso é um bug, então ainda não se sabe como e se o WhatsApp está planejando resolvê-lo.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o app de chat de áudio Mumble no Linux via Snap
- ArcoLinux 19.01.4 já está disponível para download
- Deepin 15.9 lançado com suporte a gestos e várias correções
- Como instalar o pioneiro navegador Beaker no Linux via Flatpak
- WhatsApp pode fornecer aos outros acesso a todas as suas mensagens
- O Fedora 30 incluirá a área de trabalho do Deepin
- GNOME 3.32 chega no início de fevereiro com tema renovado
- VirtualBox 6.0.2 lançado com suporte para o SLES 12.4
- Netrunner 19.01 lançado – Confira as novidades e baixe
- Solus 4 e o Desktop Budgie 10.5 serão lançados em breve
- Linux para Chromebooks permitirá escolher qual distro usar